Caros leitores e leitoras.

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Nova Orleans é a primeira grande cidade dos EUA sem jornal diário


De O Globo.com

O "New Orleans Times-Picayune", com 175 anos de circulação nos Estados Unidos e Prêmio Pulitzer em 2005 por sua cobertura do furacão Katrina, deixará de ter seu encontro diário com os leitores. Por causa da crise no setor com a chegada de jornais digitais e novos eletrônicos o "Times-Picayune" irá imprimir apenas três edições por semana.
O grupo que edita o jornal, Advance Publications, é dono de outros veículos no país que também terão suas edições impressas reduzidas. A "nova etapa do Picayune" fará com que o impresso circule apenas às quartas, sextas e domingos - os dias mais valiosos para os anunciantes.
Quase dois séculos após a fundação do jornal em 1837, Nova Orleans se tornará a primeira cidade grande dos Estados Unidos sem um jornal de impresso diário. A Advance Publications, de propriedade da família Newhouse, cedeu a pressões do mercado e disse que iria reduzir a edição impressa, cortar funcionários, além de mudar sua ênfase para uma cobertura cada vez mais on-line. As mudanças devem ocorrer até o final de outubro.
Com isso, serão criadas duas novas empresas: a NOLA Media Group (que incluirá o "Times-Picayune" e a NOLA.com) presidida por Ricky Mathews e a uma segunda empresa que vai imprimir e entregar o jornal. Ambas serão de propriedade da Advance Publications. "A decisão de formar uma nova empresa sinaliza uma mudança na forma como as notícias são entregues ao público de Nova Orleans", disse Mathews em um comunicado.
O declínio do “Times-Picayune”
O "Times-Picayune" ganhou destaque quando o Katrina devastou a região e sua cobertura, em situação precária, foi premiada no país. Mas as vendas do jornal caíram pela metade nos últimos sete anos. Em 2005, somavam 261 mil unidades em circulação. Em março, caíram para 132 mil.
"Vamos continuar com o nosso compromisso de 175 anos", disse Jim Amoss, editor do "Times-Picayune". "Vamos entregar jornalismo impresso e notícias por meio do NOLA.com e das plataformas móveis, 24 horas por dia, sete dias por semana”, completou.
As mudanças no "Times-Picayune" foram seguidas horas mais tarde por um anúncio semelhante em três veículos também na Newhouse no Alabama. "The Birmingham News", "The Press-Register of Mobile" e "The Huntsville Times” também terão apenas três edições impressas por semana e vão passar por cortes na folha de pagamento.

Nenhum comentário: