Caros leitores e leitoras.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

TV Senado: programa EcoSenado chega à 100ª edição

Enviado por Cesar Mendes Pereira


A idéia do programa EcoSenado surgiu em meados de 2005. No segundo semestre daquele ano começamos as gravações, em Brasília mesmo, inicialmente de um programa piloto sobre 'Permacultura'. Logo em seguida, em outubro do mesmo ano, fizemos a primeira viagem do programa. O destino foi o Ceará, onde gravamos os primeiros 4 programas realizados fora de Brasília
Em fevereiro de 2006 o EcoSenado começou a ser veiculado na TV Senado. Seguimos o ano de 2006 com programas gravados no Paraná, em Goiás e no próprio DF.
No início de 2007, em virtude de um programa de contenção de despesas implantado no Senado a pedido da presidência da Casa, fomos informados pela Direção da TV de que não seria mais possível solicitar viagens especificamente destinadas aos programas da TV Senado, o que iria praticamente inviabilizar a idéia de manter o caráter nacional do EcoSenado. Era justamente o momento da divulgação, em todo o mundo, da série de relatórios do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas da ONU, o IPCC, que teve grande repercussão e que, inclusive, provocou a criação, no Congresso Nacional, de uma Comissão Mista para estudar o assunto.
Como essa comissão programou audiências públicas em diversas capitais do país, conseguimos manter o caráter nacional do EcoSenado 'atrelando' nossas viagens à cobertura das audiências públicas da CMMC. Dessa forma, em 2007 realizamos programas no Amazonas, no Pará, no Mato Grosso do Sul, no Rio de Janeiro, em São Paulo e no Ceará além dos programas realizados no DF.
E descobrimos uma fórmula de "sustentabilidade" do programa no sentido econômico e também no sentido ecológico do termo, já que passamos a realizar programas fora de Brasília apenas em função de coberturas de atividades do próprio Senado, função primordial da TV Senado. Significa dizer que deixamos de criar demandas de deslocamentos aéreos específicos para o programa, deixando assim de provocar por nossa própria conta situações geradoras de emissão de CO 2 - vale destacar que o transporte aéreo é justamente uma das maiores fontes de emissão de gases que contribuem para o efeito estufa.
Em 2008 e 2009, ampliamos nossas perspectivas de gravação de programas fora de Brasília com diversos convênios. Dessa forma, viajamos à Bahia a convite da Petrobrás (projeto Tamar), viajamos a Rondônia a convite do Serviço Florestal Brasileiro (Concessão de Florestas Públicas), viajamos ao Maranhão e Piauí a convite da Secretaria de Extrativismo do MMA (Construção Sustentável) e viajamos a Foz do Iguaçu a convite de Itaipú Binacional (Programa Cultivando Água Boa).
Em 2010, também passamos a incluir a equipe do EcoSenado em coberturas de audiências públicas de outras Comissões do Senado, em virtude do término da sequência de audiências públicas da CMMC. Dessa forma, gravamos programas fora de Brasília em viagens de cobertura de reuniões das Comissões de Juristas que discutiram o anteprojeto do novo Código de Processo Civil e o anteprojeto do novo Código Eleitoral Brasileiro.
Ao mesmo tempo, incrementamos a realização de programas no Distrito Federal, onde pudemos mostrar as mais importantes áreas de preservação do Cerrado existentes na região (Parque Nacional de Brasília, Jardim Botânico de Brasília e Estação Ecológica Águas Emendadas), além de diversas iniciativas importantes para a preservação do Cerrado e a promoção do desenvolvimento sustentável.
Por exemplo, o programa que gravamos no Campo Escola de Logística de Subsistência, o CELOGS, situado na Universidade Católica de Brasília, que trabalha intesamente na a difusão das 'Tecnologias Sociais'. Este programa, disponível na página da TV (para ver clique aqui), é o campeão de acessos pela internet da série EcoSenado este ano, com 1814 acessos e 313 cópias.
Chegamos assim à significativa marca de 23 programas produzidos e exibidos em 2010 e de 100 programas realizados neste cinco anos de vida do EcoSenado. Já temos programas em andamento sobre a preservação da Chapada dos Guimarães (MT), o EcoParque de Belém (PA), o assoreamento do Lago Paranoá (DF), sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos, sobre a matriz energética da Amazônia Ocidental Brasileira e temos um convite para gravação, no final de fevereiro do ano que vem, de um programa sobre o projeto 'Quelônios do Uatumã', desenvolvido como ação de compensação ambiental pela Manaus Energia, empresa concessionária de energia elétrica no estado do Amazonas.

Veja aqui os Ecosenados

Nenhum comentário: