Caros leitores e leitoras.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Dilma usa a mesma técnica de Gal. Figueiredo para falar à sociedade

Publicado em 17/01/2011 no blog "Brasília por Chico Sant'Anna"

A presidente Dilma Roussef terá uma coluna semanal nos jornais onde responderá até três perguntas de cidadãos de todo o Brasil. A secretaria de Imprensa da presidência da República já abriu as inscrições para o cadastramento dos jornais impressos interessados em publicar a coluna. Esta modalidade de interagir com a sociedade não é nova nem inédita dentre os Chefes de Estado do Brasil. Durante a ditadura militar, o general João Figueiredo, respondia na TV Globo cartas enviadas para o Planalto.

O povo e o presidente era um programa semanal dirigido pelo jornalista Toninho Drummond, produzido por Aloysio Legey e Mauro Richter e apresentado aos domingos por Ney Gonçalves Dias. O programa foi veiculado em 1982 e teria sido uma iniciativa pessoal de Roberto Marinho, presidente à época das Organizações Globo.

A coluna de Dilma ainda não tem nome conhecido, mas terá o formato ping pong, de perguntas e respostas, e deverá ser publicada sempre às terças-feiras. No governo Figueiredo, no primeiro a ano de exibição, a veiculação era aos domingos, às 22h30, depois do Fantástico. Depois foi transferido para às quartas-feiras.

No caso de Dilma, caberá aos jornais cadastrados recolher as perguntas e enviar ao Planalto, que selecionará dentre todas as enviadas três por semana. Os leitores devem ser identificados com nome completo, idade, ocupação e cidade de residência. As perguntas deverão tratar de temas relacionados às políticas públicas e de relevância e interesse jornalísticos, considerando que a coluna visa ser mais um instrumento de prestação de contas à sociedade das ações do governo federal.

Na época da ditadura, o critério interesse jornalístico também era um dos recortes para a seleção das perguntas que eram respondidas em blocos de dez, por final de semana. A partir de 1983, o programa deixou, contudo, de responder perguntas enviadas pela população e passou a responder perguntas elaboradas pela própria equipe da presidência da República.

O Planalto só enviará o conteúdo aos jornais, em torno de quatro mil caracteres, cabendo a cada veículo definir a paginação, o layout que irá usar, sendo obrigatório, contudo, a publicação da totalidade do conteúdo enviado. O informe da presidência não trata do assunto, mas se presume que não haverá pagamento pela veiculação da coluna, mes,o porque isso poderia ser considerado propaganda de caráter pessoal, vedado pela constituição federal.

Nenhum comentário: