Caros leitores e leitoras.

terça-feira, 26 de maio de 2009

Crise: Gazeta Mercantil de novo na pindaíba

CBM devolve Gazeta Mercantil a Luiz Fernando Levy

Devido ao passivo trabalhista, empresa de Nelson Tanure abre mão do título a partir de junho

Do M&M Online de 25/05/2009

A Companhia Brasileira de Mídia, do empresário Nelson Tanure, anunciou oficialmente nesta segunda-feira, 25, que a partir de 1º de junho não será mais responsável pela publicação do jornal Gazeta Mercantil. Ela devolverá o título ao empresário Luiz Fernando Levy.

Em comunicado publicado na primeira página desta segunda-feira, a empresa explica as razões para o rompimento do contrato, após seis anos de parceria. Um dos motivos que levou o grupo de Tanure a tomar essa decisão é o excesso de decisões judiciais favoráveis a credores da Gazeta, principalmente na Justiça do Trabalho. Porém, a companhia se colocou à disposição do grupo econômico Gazeta Mercantil para colaborar com o que estiver ao seu alcance para garantir que a publicação do jornal não seja interrompida.

A crise da Gazeta ocorreu no final da década de 90 e início dos anos 2000, que culminou com a transferência do jornal para a Companhia Brasileira de Mídia. Os problemas financeiros do jornal se agravaram desde o ano passado, gerando atrasos nos salários dos funcionários e no aluguel do imóvel ocupado pela publicação.

No início de maio, o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (SP) suspendeu o termo de compromisso assinado pela Editora JB, do grupo de Tanure, de arcar com a dívida trabalhista do jornal. Tanure havia feito acordo para parcelar as dívidas trabalhistas, que estariam perto de R$ 200 milhões em 35 vezes, mas só conseguir quitar 11 parcelas de R$ 400 mil. Com isso, os credores passaram a pedir a penhora de bens e ativos financeiros da empresa para garantir seus créditos. Todas as cotas de publicidade passaram a ser bloqueadas, o que agravou ainda mais a crise interna e o atraso dos pagamentos.

Segundo informações extra-oficiais, Luiz Fernando Levy tem até o fim desta terça-feira, 26, para se posicionar oficialmente sobre o que irá fazer com a Gazeta Mercantil. Também se comenta que Nelson Tanure designou cinco executivos para se encarregar do processo de transição. Eles estiveram em reunião nesta segunda-feira, 25, com a equipe do jornal.

Nenhum comentário: