Caros leitores e leitoras.

terça-feira, 26 de maio de 2009

Começou hoje Fórum das TVs públicas

Associações representativas do setor convocam para ampliar e dar visibilidade ao debate o II Fórum Nacional de TVs Públicas, que acontece até o dia 28 em Brasília.

Do M&M Online 25/05/2009

Há tempos se comenta o futuro da televisão, os paradigmas que surgem com as novas tecnologias, as necessidades para o estabelecimento de uma comunicação que atenda a todos os setores da sociedade e as regiões do País, entre diversas outras questões, mas pouco tem sido feito para a resolução efetiva destas pautas. Neste sentido, as associações representativas do setor convocam para ampliar e dar visibilidade ao debate o II Fórum Nacional de TVs Públicas, que será realizado em Brasília, entre os 26 e 28.

Um dos assuntos que terá grande destaque no fórum é a regulamentação das emissoras, que possuem abertura para transmitir somente aulas, palestras e debates. Mas que, com a entrada em vigor de novos princípios para atender Empresa Brasil de Comunicações (TV Brasil), ganharam um pretexto para ampliar os horizontes. Do lado das TVs a cabo, a discussão envolverá o Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD), que sinaliza abertura digital com espaço a canais da cidadania, cultura, educação e poderes constituídos. As emissoras estão de olho justamente neste ambiente, além do poder de alcance.

A discussão se enveredará ainda por alternativas de financiamento das emissoras, a implantação e as transformações acarretadas pela chegada da TV digital, os novos modelos de programação e produção. E contará também com convidados internacionais como Jeroen Verspeek, diretor de audiência da TV Pública Holandesa (NPB) e Giovanni Gangemi, sócio diretor do Instituto Italiano per l'Indústria Culturale (ISICULT) que apresentarão a situação das emissoras públicas pelo Mundo.

Instância Oficial da Conferência Nacional de Comunicação, marcada para dezembro, o evento tem presença confirmada dos ministros Franklin Martins, Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Juca Ferreira, Ministério da Cultura, e Hélio Costa, Ministério de Comunicações. O Fórum é aberto para representantes das entidades organizadoras, da sociedade civil organizada, especialistas e estudiosos do setor, estudantes e o público em geral. As inscrições podem ser feitas pelo site do evento.

Nenhum comentário: