Caros leitores e leitoras.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

São Paulo tem curso para jornalistas sobre refúgio e proteção internacional

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por email até 14 de setembro. 
Oficina será no dia 17 de setembro

A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania de São Paulo e o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) no Brasil promovem, no próximo mês, a 1ª Oficina Paulista de Jornalismo sobre Proteção Internacional de Refugiados. O curso será realizado no dia 17 de setembro, das 9hs às 14hs, no auditório Franco Montoro da Secretaria da Justiça (Pátio do Colégio, 184). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo email rayai@sp.gov.br até 14 de setembro (veja programação abaixo e ficha de inscrição em anexo). 
A oficina reunirá especialistas no tema do refúgio e da proteção internacional, contando também com a participação de dois refugiados que vivem no Brasil. Serão esclarecidos aspectos técnicos sobre refúgio, apatridia e deslocamento interno, além de especificidades da cobertura jornalística sobre o tema.

Andrés Ramirez, representante do ACNUR no Brasil, e Eloisa de Sousa Arruda, secretária da Justiça e presidente do Comitê Estadual para Refugiados, abordarão a situação dos refugiados no cenário mundial, brasileiro e em São Paulo. A Secretaria da Justiça apresentará suas políticas públicas para atender as demandas desta população no Estado.
“Vamos oferecer uma capacitação de alto nível para contribuir com o trabalho da imprensa dentro e fora das redações, oferecendo subsídios para o entendimento amplo de questões contemporâneas fundamentais”, explica Andrés Ramirez, representante do ACNUR no Brasil.

São Paulo no foco
Com o curso, a Justiça de São Paulo chama a atenção para um fenômeno que vem crescendo no Estado. A média de solicitantes de refúgio quase quintuplicou de 2010 para 2012, conforme dados da Cáritas Arquidiocesana de São Paulo, organização não governamental que recepciona estrangeiros em busca de proteção internacional.
Atualmente, cerca de 30% da população refugiada e solicitante de refúgio no Brasil encontram-se em São Paulo, sob atendimento da Cáritas Arquidiocesana de São Paulo (na capital) e do Centro de Defesa dos Direitos Humanos (CDDH, no interior). O Estado recebe solicitantes de refúgio da África, Ásia, Oriente Médio e América Latina.
No Brasil, o Comitê Nacional para Refugiados (CONARE) registra cerca de 4.600 refugiados, de mais de 70 nacionalidades diferentes.

Serviço
1ª Oficina Paulista de Jornalismo sobre Proteção Internacional de Refugiados
Inscrições: até 14 de setembro
● Envio da ficha de inscrição para rayai@sp.gov.br ● Data do curso: 17 de setembro (segunda-feira), das 9hs às 14hs ● Local: Auditório da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania ● Endereço: Pátio do Colégio, 184 - São Paulo/SP

Programação

● 8h30: Welcome coffee
● 9h15-9h30: Boas vindas e apresentação: palavras dos organizadores e do moderador.
● 9h30-10h30: Bloco 01 (palestra seguida de entrevista): "Aspectos Técnicos da Proteção Internacional de Refugiados" (Andrés Ramirez, Representante do ACNUR no Brasil) ● 10h30-10h45: Coffee break ● 10h45- 11h45: Bloco 02 (palestra seguida de entrevista): "A Dinâmica da Cobertura Jornalística sobre Refúgio" (Luiz Fernando Godinho, Oficial de Informação Pública do ACNUR no Brasil) ● 11:h45-12h00: Coffee break ● 12h00-13h30: Bloco 03 (convidados especiais / palestra seguida de
entrevista)
Secretária da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, Eloisa de Sousa Arruda Depoimento de refugiados que vivem no Brasil
13h30: Encerramento


Mais informações

Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo Assessoria de Comunicação
Fonte: (11) 3291-2612/2613/2614
e-mail: amirabili@sp.gov.br

ACNUR Brasil
Assessoria de Comunicação
Fone: (61) 3044.5744 e Fax: (61) 3044.5705
e-mail: informacao@unhcr.org

Nenhum comentário: