Caros leitores e leitoras.

terça-feira, 17 de julho de 2012

Até o final do ano, TV Senado chega ao Amapá com sinal digital

Da Agência Senado

Moradores do Amapá poderão, em breve, assistir à TV Senado em sinal digital aberto. Protocolo assinado nesta terça-feira (17) permitirá, ainda, a implantação da Rádio Senado no estado, além do funcionamento da TV Assembleia e da transmissão da TV Câmara, em multiprogramação. A previsão é de que até o fim do ano os amapaenses já possam ter acesso aos novos canais.
Para o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), que participou da cerimônia de assinatura do protocolo, a existência de meios de comunicação que transmitam o trabalho do legislativo e a atuação dos parlamentares é um instrumento de democracia participativa.
– Com certeza vai ser uma conquista para todos os amapaenses a garantia de que os amapaenses poderão, na TV aberta, acompanhar a TV Senado, a Rádio Senado e a ação dos parlamentares que elegeram – afirmou.
Para o diretor de jornalismo da Secretaria Especial de Comunicação Social do Senado, Davi Emerich, as mídias públicas cumprem um papel não de competição, mas de colaboração com a mídia privada. O espaço é próprio, explicou, já que a grande quantidade de comissões e atividades do legislativo muitas vezes não permite que os veículos privados consigam acompanhar todo o trabalho.
– Se não fossem as mídias da Câmara dos Deputados e do Senado, eles não acompanhariam todo o trabalho que temos. Nossa ação é insubstituível – disse.
Oportunidade
No Amapá, a TV Senado será transmitida pelo canal 57. Já a Rádio Senado poderá ser sintonizada na frequência 93,9 MHz.
Como a TV digital opera em multiprogramação, com quatro subcanais por canal, o Senado decidiu instalar emissoras nos estados em regime de parceria com as assembleias legislativas. No Amapá, além do canal principal da TV Senado, haverá um canal da TV Assembleia e um da TV Câmara. O outro canal poderá, no futuro, ser destinado a outras transmissões da TV Senado.
– Por meio desse processo de expansão e graças ao sinal digital, é possível também colocar no ar o sinal da TV Assembleia, que normalmente não consegue a concessão do sinal aberto – explicou o diretor-adjunto da TV Senado, Aluízio Tadeu de Oliveira.
TV Senado
Atualmente, a TV Senado pode ser sintonizada em todo o país por meio de TV por assinatura, antenas parabólicas e pela internet, com até oito canais simultâneos de programação. A TV transmite em sinal aberto digital, em quatro canais, para Brasília e alcança ainda outras três cidades: São Paulo, Fortaleza e Belo Horizonte, em canais cedidos pela Câmara dos Deputados. Em sinal analógico, está presente em dez capitais: Brasília, Fortaleza, João Pessoa, Manaus, Natal, Recife, Rio Branco, Rio de Janeiro (Zona Oeste) e Salvador.
Além disso, há protocolos assinados para a transmissão da TV com sinal digital em Belém, Boa Vista, Campo Grande, Macapá, Manaus, Rio de Janeiro e São Luis.

Nenhum comentário: