Caros leitores e leitoras.

sexta-feira, 6 de julho de 2012

São Luís recebe até o final do ano TV Senado em sinal aberto e digital

Da Agência Senado

Até o final do ano, os moradores de São Luís poderão acompanhar de em tempo real atividades dos três poderes – Legislativo, Executivo e Judiciário - por meio digital. O que até lá só é possível para assinantes de TV a cabo. Protocolo assinado hoje na presidência da Casa, para a instalação conjunta da Rádio Senado, TV Senado, TV Câmara e TV Assembléia do Maranhão, em sinal aberto, pelo canal 51, na capital maranhense.

Características dos Convênios
A parceira e o compartilhamento viabilizam a expansão das transmissões do Senado e da Câmara para vários estados brasileiros, a custos 50% mais baixos. Segundo o acordo, onde uma Casa instala a sua estação, cede um canal para a outra. Pelo entendimento de hoje entre as instituições, o Senado adquire os equipamentos de transmissão e cede um canal digital, ou subcanalização, dos quatro tecnicamente possíveis, para a Assembléia Legislativa criar a sua própria TV. Em contrapartida, a Assembléia assume a responsabilidade pela instalação e custeio da estação radiodifusora. No caso específico do Maranhão, a EBC participa cedendo, sem qualquer ônus, o espaço para a instalação dos equipamentos de transmissão das emissoras.

O Senado Federal está adquirindo equipamentos e instalará estações da sua TV em 12 estados - Amazonas, Belém, Paraíba, Rio de Janeiro, Amapá, Alagoas, Mato Grosso do Sul, Roraima, Paraná, Piauí e Sergipe, além do Maranhão. A expectativa é que até o final do ano, sejam inauguradas as emissoras de TV e rádio em pelo menos sete cidades – São Luís, Belém, João Pessoa, Macapá, Maceió, Manaus e Rio de Janeiro.

Atualmente, a TV Senado, com sinal digital, pode ser captada em São Paulo e Fortaleza (em canais da Câmara) e em Brasília transmite até quatro canais simultaneamente, com as sessões plenárias e reuniões das comissões técnicas. Com sinal analógico está presente em dez cidades – Brasília, Manaus, Fortaleza, Rio de Janeiro, Recife, Natal, João Pessoa, Salvador, Cuiabá e Rio Branco.

Nenhum comentário: