Caros leitores e leitoras.

terça-feira, 17 de julho de 2012

Pesquisa aponta como as 100 maiores empresas usam as mídias sociais


Global Social Media Check-up 2012 aponta que 87% das companhias listadas na Fortune 100 usam pelo menos uma plataforma para se comunicar; YouTube é o que mais cresce

A grande maioria, 87%, das companhias listadas no ranking global da Fortune utiliza pelo menos uma das quatro mídias sociais analisadas como plataforma de comunicação,. Este resultado representa um aumento de 10% no índice desde 2010. O Twitter se destacou como a plataforma mais popular, sendo utilizado por 82% das empresas analisadas, as quais foram mencionadas no canal, em média, 55.970 vezes por mês. Em um único mês, as 100 maiores companhias globais juntas foram mencionadas um total de 10.400.132 vezes nas redes sociais, sobretudo no Twitter.
Os dados são da Burson-Marsteller, empresa de relações públicas e public affairs, divulgados na terceira edição do estudo Global Social Media Check-up, em que examina como utilizam as plataformas de mídias sociais mais populares: o Twitter, o Facebook, o YouTube e, pela primeira vez, o Google Plus e Pinterest.

YouTube

Já a ferramenta que mais cresceu foi o YouTube. O estudo aponta que houve um crescimento de 79% no número de marcas com um canal oficial nessa rede, sendo que, em média, cada canal corporativo tem mais de dois milhões de visualizações e 1.700 inscritos.
“O estudo indica uma tendência no crescimento da criação de conteúdo pelas empresas da Fortune 100”, afirma Mark Penn, CEO Global da Burson-Marsteller. “É interessante ver como, de 2010 para cá, as empresas evoluíram no que diz respeito à produção de conteúdo, engajamento e divulgação nas redes sociais. Cada vez mais, as empresas estão apostando em conteúdo multimídia para compartilhar com seus seguidores no Twitter, Facebook e YouTube.” No entanto, não são apenas as empresas que estão engajando cada vez mais nas redes sociais. Desde 2011, o número médio de seguidores por perfil corporativo no Twitter quase triplicou, passando de 5.076 para 14.709. No Facebook, a média de ‘curtir’ por companhia aumentou 275% desde 2010, com cerca de 152.646 ‘likes’ só em 2012.
“As pessoas querem interagir e se conectar com essas empresas, e as redes sociais são a ponte direta para essas organizações”, diz Dallas Lawrence, Chief Global Digital Strategist da Burson-Marsteller. “O que é ainda mais impressionante é o quanto essas companhias estão se comprometendo com seus seguidores: 79% das contas corporativas se relacionam no Twitter por meio de retweets e menções, e 70% das páginas de empresas no Facebook respondem os comentários recebidos em seus murais e linhas do tempo.”
A partir desta edição, o estudo incorporou dados fornecidos pelo Visible Technologies, líder em monitoramento de mídias sociais, análises e serviços para companhias em todo o mundo. Confira outros dados do estudo:
·         As empresas presentes na Fortune 100 deste ano têm mais contas nas plataformas sociais em relação a 2010 e 2011. Com uma média de 10,1 contas no Twitter, 10,4 páginas no Facebook, 8,1 canais no YouTube e 2,6 páginas no Google Plus;
·         74% das empresas acreditam na importância de ter uma fan page no Facebook;
·         93% das páginas corporativas do Facebook são atualizadas semanalmente;
·         48% das empresas já estão no Google Plus;
·         25% das empresas possuem conta no Pinterest;
·         Cada página corporativa do Facebook tem, em média, 6.101 pessoas falando sobre a empresa.
Para acessar a análise completa dos dados, visite: bm.com/social   
Para visualizar o estudo em português, clique em Global Social Media Check-up
Sobre o estudo
O estudo foi realizado com base nas informações das empresas presentes no ranking global Fortune 100. Das cem empresas listadas, 29 são dos Estados Unidos, 45 da Europa, 23 da Ásia-Pacífico e três da América Latina. Todas as comparações feitas durante o estudo foram baseadas nas duas edições anteriores do Global Social Media Check-Up, da Burson-Marsteller, publicados em 2010 e 2011.  Nesta edição, o estudo proporcionou também dados sobre quantos consumidores e públicos de interesse discutem sobre as companhias nas mídias sociais. Os dados foram analisados pela equipe global de pesquisa da Burson-Marsteller.

Nenhum comentário: