Caros leitores e leitoras.

sexta-feira, 4 de março de 2011

Entidades lançam manifesto pela realização do concurso da EBC

Do SJP-DF

Os sindicatos dos jornalistas e dos radialistas, a Contcoop e a Comissão de Empregados da EBC lançaram um manifesto em defesa da realização do concurso da EBC. O documento visa cobrar o governo após o anúncio do corte radical de recursos para a contratação de servidores públicos neste ano.

As entidades conclamam os jornalistas, radialistas e demais interessados no assunto a enviarem suas mensagens de apoio para os e-mails da ministra do planejamento - ministra@planejamento.gov.br.

Veja o manifesto:

Pela realização imediata do Concurso da EBC


Os Sindicatos dos Radialistas e Jornalistas, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Comunicação e Publicidade e a Comissão de Empregados da EBC vêm por meio deste manifesto cobrar da direção da Empresa Brasil de Comunicação e do governo federal a realização imediata do concurso para a seleção de trabalhadores para o quadro da empresa. Reivindicamos também que não haja qualquer interrupção na execução do concurso, possibilidade anunciada como parte das medidas no âmbito do cortes e contingenciamento de gastos anunciados pelo governo federal neste mês de fevereiro.

A seleção de trabalhadores para o quadro da EBC é urgente e necessária, pois os diversos setores da EBC hoje trabalham com sério déficit de pessoal. Isso prejudica sobremaneira a informação que é produzida pelos veículos públicos administrados pela EBC. Com isso, perde a sociedade brasileira pois um espaço que deveria primar pela qualidade de seu conteúdo de modo a atender as demandas por informação e reflexão da sociedade hoje sofre para levar ao ar seus programas.

Junta-se a isso o fato extremamente preocupante das perdas de funcionários que a empresa deve ter nos próximos meses. Em julho, mais de 200 empregados temporários contratados em caráter excepcional para dar suporte aos primeiros anos da EBC, vão ter que ser desligados. Um outro conjunto importante de trabalhdores, hoje contratados como funções de confiança da antiga Radiobrás, também tem sua situação ameaçada em razão de um compromisso assumido pela empresa junto ao Ministério Público de substituição desses por aqueles que serão admitidos pelo concurso.

Já faz mais de três anos que a EBC nasceu. E o concurso, que deveria ter acontecido em 2010, ainda não virou realidade. Pior: agora está ameaçado em razão do forte ajuste fiscal promovido pelo governo. Os signatários desse manifesto não aceitam que a comunicação pública seja prejudicada em razão dessas medidas. O compromisso assumido pelo governo de realização do concurso tem de ser mantido, sob pena de desestruturação completa dos veículos administrados pela EBC. E da perda dessa importância referência cultural e informativa do povo brasileiro.


Brasília, 28 de fevereiro de 2011,


Comissão de Empregados da EBC

Confederação Nacional dos Trabalhadores em Comunicação e Publicidade

Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal

Sindicato dos Radialistas do Distrito Federal

Nenhum comentário: