Do M&M Online
Pressionada por consórcio de empresas de mídia, agências e anunciantes, a empresa Nielsen instalará medidores de audiência na internet para chegar a um número total.
O lançamento do consórcio CIMM (Coalition for Innovative Media Measurement ), formado por empresas da mídia como Time Warner, Disney e Viacom, além de anunciantes como Unilever e AT&T, e agências como a MediaBrands, do grupo Interpublic, trouxe um grande problema para a Nielsen. Uma das principais propostas da coligação é a medição conjunta de audiência de TV e internet, uma demanda cada vez maior dos anunciantes.
Pois a Nielsen informou nesta quarta-feira, 2, a seus clientes que prestará esse serviço até o final de 2010. Segundo o AdAge, a empresa instalará medidores de tráfego na web, de modo a incluir a audiência online à audiência tradicional de TV. O produto tem sido desenvolvido há três anos.
Assim, os índices de audiência poderão incluir a quantidade de pessoas que assistem ao programa, por exemplo, em sites como o Hulu, uma joint venture entre News Corp, NBC Universal e Walt Disney, além da iniciativa TV Everywhere, da Time Warner e Comcast.
Ao final deste mês, a Nielsen inicia a instalação de 7,5 mil medidores e espera ter os primeiros dados em 31 de agosto de 2010.
O AdAge observa que o mercado de vídeos online ainda não chegou a US$ 1 bilhão, enquanto a televisão está na faixa de US$ 70 bilhões. Mas a migração de audiência para a internet tornou mais importante a medição para anunciantes e emissoras de televisão.
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