Acirramento da
disputa entre candidatos no 2º turno das eleições gera forte mobilização
durante as transmissões do horário eleitoral na TV;
O horário eleitoral do 2º turno veiculado nas emissoras de TV influencia
votos, gera argumentos para quem deseja convencer indecisos e é amplamente
debatido durante sua exibição pelos “frequentadores” de redes sociais. Durante 9
dias a E.life monitorou usuários do microblog simultaneamente à exibição do
programa político, entre 20h30 e 21h. Especializada em inteligência de mercado e
gestão de relacionamento nas redes sociais, a E.life mensurou o engajamento dos
usuários com o conteúdo veiculado no horário eleitoral, apontando ainda o
impacto dos discursos e propostas apresentados pelos candidatos Fernando Haddad
(PT) e José Serra (PSDB) na opinião dos “eleitores-twitters”.
“Engana-se quem
afirma que o horário eleitoral, por ser chato para muitos, é pouco influente na
decisão do pleito”, afirma Andrea Hiranaka, gerente de Pesquisa de Mercado e
responsável pela condução do estudo. “Nossa conclusão está embasada em milhares
de posts, e seus respectivos conteúdos, veiculados exclusivamente enquanto o
debate discorre na TV”, explica.
‘Eleitores-twitters’
atuam na rede como detratores ou promotores de Fernando Haddad e José Serra em
debates simultâneos à veiculação do programa político;
“A era das famílias
reunidas em frente à TV para discutir a programação está dando lugar para um
fenômeno ainda mais forte, que rompeu as barreiras domiciliares e hoje pode ser
percebido pela influência que a televisão, em especial a publicidade, exerce em
conteúdos de redes sociais”, defende Alessandra Lima, CEO e fundador da E.life.
De acordo com o executivo, “40% dos assuntos que ganham popularidade com rapidez
no microblog (trending topics) são influenciados, direta ou indiretamente, pela
programação da TV”.
O levantamento mostra
que assim como no 1º turno e parte do 2º, José Serra se manteve como o candidato
mais “falado” (share of buzz) no Twitter. Mas a análise do share of buzz
não informa se os comentários a respeito de Serra, somados, foram favoráveis ou
não em sua disputa ao cargo de prefeito da cidade de São Paulo.
A análise dos
retweets (RTs), ou seja, posts mais replicados nesta rede, mostra que o
candidato do PSDB tem clara vantagem em “potencial de impactados”,
impulsionado principalmente pelo perfil do Pastor Silas Malafaia. Nos dias da
análise, dos 10 tweets com mais RTs que citam Haddad e Serra, seis deles
claramente apoiam o tucano, chegando a impactar 6,2 milhões de pessoas contra
4,2 milhões do candidato do PT.
Fernando Haddad,
atualmente o candidato com maior percentual de intenção de votos nas pesquisas,
é aquele que recebeu mais apoio dos internautas no Twitter por meio de
hashtags. Durante os dias de horário político analisados no 2º turno pela
E.life, dos 42.904 tweets que citam Fernando Haddad e José Serra, 1.642
possuem hashtags claramente favoráveis ao petista, somando, neste modelo,
4,1 milhões de pessoas impactadas contra 2,1 milhões do
tucano.
1º
turno
A E.life também
monitorou no Twitter outros candidatos à prefeitura de São Paulo no 1º turno, no
período de 9 de agosto a 13 de outubro. Apesar de Celso Russomano ter estado à
frente nas pesquisas de intenção de votos, Fernando Haddad e José Serra (que
chegaram ao 2º turno) apresentaram maior número de menções no microblog. “Pode
ser apenas uma coincidência, exigiria uma análise muito mais complexa, mas de
qualquer forma o buzz quantitativo mostrou legitimidade da análise”, afirma a
gerente à frente do estudo.
O candidato Fernando
Haddad defendeu durante o horário eleitoral, entre outros assuntos, reformas na
educação municipal e suas propostas geraram tanto buzz positivo quanto negativo.
Picos de buzz sobre José Serra trazem comentários negativos do candidato e
demonstraram seu alto índice de rejeição. Russomano foi criticado por seus
discursos e Soninha foi lembrada mais pela chuva artificial que aparecia em seus
comerciais que pelas suas propostas.
Na semana de votação
do primeiro turno, os picos de engajamento se intensificaram. Notícias positivas
sobre o Haddad ganharam retweets de seus apoiadores enquanto o programa de Serra
foi alvo de brincadeira ao mostrar sua trajetória. A partir da segunda semana de
setembro, o percentual de intenção de votos de Celso Russomano diminuiu,
enquanto o buzz a seu respeito aumentou. “Esse comportamento revela claramente a
mobilização ocorrida contra o candidato”, reforça Andrea
Hiranaka.
Clique aqui para ver a íntegra da pesquisa
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