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quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Pesquisa pretende definir perfil do jornalista brasileiro

Desde o dia 24 de setembro, os jornalistas brasileiros podem participar do mais amplo levantamento sobre o perfil da profissão já feito no país, respondendo a um questionário detalhado disponível na internet. O projeto de pesquisa, do Núcleo de Estudos sobre Transformações no Mundo do Trabalho da Universidade Federal de Santa Catarina (TMT/UFSC) tem o apoio da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ) e da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor).

Outros trabalhos semelhantes
 
Pesquisas semelhantes já foram realizadas dentro e fora do Brasil. Nos casos brasileiros os trabalhos limitaram-se a analisar públicos mais reduzidos, como são os casos de Heloiza Herscovitz, (2000), que analisou jornalistas de São Paulo, de Isabel Siqueira Travancas (1983), que analisou o perfil do jornalista carióca, e de Chico Sant'Anna, editor deste blog, que analisou para sua tese de doutorado o perfil dos jornalistas que cobrem o Congresso Nacional, em Brasília, para a imprensa tradicional comparativamente aos que são contratados pelo Senado Federal para atuar em suas mídias parlamentares. Em Portugal, Joaquim Trigo de Negreiros (2004), realizou pesquisa semelhante.
Os resultados obtidos com a participação espontânea dos profissionais serão comparados a dados colhidos junto a 1.102 jornalistas, uma amostra selecionada entre mais de 92 mil nomes de registrados em funções jornalísticas, em relações fornecidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego. É a primeira vez que uma pesquisa com jornalistas brasileiros vai comparar dados de websurvey com levantamentos por amostragem.
"O uso de internet para a realização de pesquisas quantitativas ainda é recente no Brasil", observa o coordenador da pesquisa, o professor Jacques Mick, do Departamento de Sociologia e Ciência Política da UFSC. "Não temos como saber, a priori, se a participação espontânea dos jornalistas com acesso à internet corresponderá à distribuição do conjunto da categoria. Por isso, optamos por comparar os dados obtidos por meio de duas estratégias distintas de pesquisa", explica.
A equipe de pesquisa, formada por professores e alunos de graduação, mestrado e doutorado, está desenvolvendo ações de divulgação do link para o questionário por email, redes sociais e sites de notícias. Os jornalistas são convidados a responder e a compartilhar com os colegas os links para o questionário. Fenaj, FNPJ e SBPJor ajudarão a divulgar os canais de coleta de dados. Os jornalistas registrados que integram o plano amostral estão sendo localizados desde 17 de setembro pela internet ou por telefone e convidados a participar.
O questionário para participação direta está disponível na página da pesquisa na internet - http://perfildojornalista.ufsc.br, onde há mais informações sobre os objetivos, a equipe e os procedimentos metodológicos. O questionário também está disponível em https://pt.surveymonkey.com/s/perfil_jornal_aberto. O tempo médio de preenchimento é de apenas dez minutos.
(Mais informações com o Prof. Jacques Mick, no telefone (48) 9982-8495 ou no email jacques.mick@ufsc.br.)
Fonte: Fenaj

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