O Ministério das Relações Exteriores (MRE), por intermédio do seu Departamento Cultural, torna público o lançamento do VIII Concurso Itamaraty do Cinema Brasileiro. O concurso tem como objetivo fomentar a produção de filmes nacionais independentes e sua divulgação no exterior. Nesta edição de 2013, será concedido um prêmio de 50 mil reais ao filme vencedor, segundo os critérios de impacto cultural, direção, argumento, roteiro, fotografia, interpretação e edição. Em caso de empate, o prêmio será dividido entre os vencedores.
Poderão participar do VIII Concurso Itamaraty do Cinema Brasileiro os longas-metragens selecionados para a Mostra Aurora, segmento da Mostra de Cinema de Tiradentes. A Mostra Aurora é composta por até sete longas de realizadores independentes que tenham assinado, no máximo, dois filmes. O objetivo desta mostra é projetar o trabalho de novos realizadores, bem como dar visibilidade à produção independente, discutindo as novidades do cinema brasileiro. O filme vencedor será escolhido pelo Júri da Crítica do festival.
Serão aceitos na Mostra apenas filmes brasileiros, com duração superior a 60 minutos, realizados a partir de 2012. Não há restrição de formato. Todas as obras devem apresentar o Certificado de Produto Brasileiro para a exibição em festivais, emitido pela ANCINE. Verifique o regulamento da Mostra de Cinema de Tiradentes e saiba mais sobre o processo de inscrição na mostra.
Veja o edital do VIII Concurso Itamaraty do Cinema Brasileiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário