Caros leitores e leitoras.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Há 70 anos, entrava no ar o Repórter Esso

Enviado por Cláudio Paixão

Para celebrar os 70 anos da primeira transmissão do Repórter Esso no Brasil, o Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação), produziu e criou uma série de programetes que estão sendo veiculados por emissoras de todo o Brasil, dentre elas as da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). (Acesse blog aqui.)
Além da produção dos programetes, o grupo de pesquisa criou um blog, com uma série de áudios que marca a histórica passagem dos 70 anos do noticiário que até hoje é parâmetro para muitos radiojornais.

Já foi destaque no Na Trilha do Rádio:

Os 69 anos do Repórter Esso, a testemunha ocular da história, postagem com entrevista Roberto Figuereido, concedida ao locutor Marcos Aurélio no programa "Quintal da Globo", em 24 de agosto de 1982. E recorde a ultima edição do Repórter Esso.

Repórter Esso, testemunho ocular da história, com o "Ombudsman no ar", da Rádio Bandeirantes, em um edição especial de março de 2005, com uma gravação de 1948, onde Heron Domingues narra ás regras do Reporter Esso. Maria Elisa Porchat recebeu Walker Blaz que comenta e atualiza o manual do noticiário. > Versão editada do especial produzido em setembro de 2006, pela Rádiobrás narrando á trajetória do Repórter Esso no rádio brasileiro. > Repórter Esso - Noticia a morte da cantora Carmem Miranda em 05 de agosto de 1955. > Repórter Esso - Noticia a renuncia do presidente Jânio Quadros em 25 de agosto de 1961. > Ultima edição do Reporter Esso, pela Rádio Globo em 31 de dezembro de 1968.


O Núcleo de Jornalismo da Rádio UFMG Educativa, sob coordenação da professora Tacyana Arce, membro da Comissão 70 anos Repórter Esso – 70 anos de Radiojornalismo no Brasil, também produziu uma série de reportagens intitulada 70 anos de afeto e técnica no radiojornalismo brasileiro. As reportagens são de Vanessa Bugre e Thalissa Teodoro e para acesso, basta clicar aqui.

A série discute os impactos do O Repórter Esso não apenas para o radiojornalismo, mas para a imprensa de maneira em geral e a relação entre o noticioso e a própria evolução da tecnologia para o rádio. As reportagens exploram, ainda, as histórias da síntese noticiosa que entrou para a história.

O material tem um grande potencial pedagógico! A Comissão ,criada para desenvolver ações comemorativas dos 70 anos do O Repórter Esso, quer também promover a discussão sobre o noticioso e sua história com estudantes, permitindo que eles conheçam melhor esse momento da história do jornalismo brasileiro.

Um comentário:

Anônimo disse...

Chico ,tem um documentario brasiliense, sendo finalizado, que retrata a ultima transmissao do Reporter Esso.Ha uma possibilidade do Roberto Figueiredo vir para o lançamento.Te mantenho informado.Abraço,William Galvao.