Caros leitores e leitoras.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

TV Brasil em tempos de mudança de direção. Em quem você votaria?

Expira em outubro próximo o mandato de quatro anos da atual presidente da EBC Tereza Cruvinel. A bolsa de apostas já anda quente fora e dentro de Brasília. Embora possa ser reconduzida para mais um mandato, comenta-se nos corredores do poder que Tereza Cruvinel não contaria com a benção da ministra da Comunicação Social Helena Chagas. Curiosamente, Helena foi a primeira diretora de Jornalismo da EBC na administração de Cruvinel.
Outros nomes já são debatidos: Murilo Ramos, professor de Comunicação, da Universidade de Brasília, contaria com o apoio do movimento Intervozes. Há quem diga que ele também tem a benção do ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu. Porém outras vozes registram que o nome abençoado por Dirceu seria de Nelson Roinnef. Roinnef marcou seu nome no telejornalismo dirigindo o programa "Documento Especial, Televisão Verdade", veiculado na extinta Rede Manchete, O trabalho é visto pelos analistas como o marco que revolucionou o documentário na televisão.
O ex-ministro da Comunicação, Franklin Martins, é outro nome lembrado nas rodas que analisam o futuro da Empresa Brasileira de Comunicação, em especial da TV Brasil. Porém, a resposta é quase sempre unânime: quem já foi general, vai querer se limitar a capitão? A EBC é uma criação de Martins, será que ele aceitaria estar no segundo escalão?
Porém, o que me chama mais atenção é a passividade de jornalistas, radialistas e administrativos da EBC, Faltando poucas semanas para a escolha de uma nova direção, não se vê por parte dos servidores da principal empresa de comunicação pública do Brasil nenhum movimento, no sentido de apresentar nomes da própria estrutura da EBC. A chamada "prata da casa" parece não ter nomes nem mobilização para apresentar ao Planalto. A última palavra, como se sabe, será de Dilma Roussef, que dará seu sinal verde aos nomes a serem submetidos ao Conselho que administra a empresa.

Nenhum comentário: