Caros leitores e leitoras.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Livro traz dicas de como ser um repórter

No dia 26 de agosto, às 19h, no Museu da República, na abertura do Comunicar 2011- um encontro que vai reunir estudantes de Comunicação Social de todo país - a jornalista Aliene Coutinho vai lançar o livro A,B,C...TV- dicas de como ser um repórter. De forma direta, objetiva, simples e coloquial, como deve ser o texto de tevê, a jornalista descreve a rotina de uma redação de um telejornal, a cobertura, o deadline, a fonte, como fazer uma externa e claro, como enfrentar a temida câmera.

O livro - como a autora descreve, fica entre cartilha e manual. São 28 páginas, com ilustrações coloridas que prendem a atenção. “A ideia é que o livro tivesse a cara da tevê, ou seja, com imagens e textos leves e curtos, mas que cumprem o objetivo de transmitir a mensagem principal, e nesse caso a “notícia” é dar noções básicas de como fazer telejornalismo”, salienta Aliene Coutinho.

A jornalista “nasceu” profissionalmente em televisão, tem 23 anos de experiência, desse total, 20 anos na TV Globo/Brasília. Foi professora de telejornalismo em uma faculdade particular da capital durante cinco anos, e desde 2002 ministra em parceria com a produtora Vídeo Release cursos práticos de tevê para estudantes de comunicação e jornalistas profissionais. Aliene contabiliza com orgulho: “Já foram 54 turmas, com uma média de 15 alunos. Hoje, sem medo de errar, 85% de quem trabalha em tevê em Brasília fizeram meu curso”.

A,B,C...TV - dicas de como ser um repórter, está sendo lançado como parte do evento Comunicar 2011, e em breve estará à venda pela internet e nas principais livrarias da cidade. A apresentação é de outra jornalista e escritora, a carioca Vera Íris Paternostro, autora do livro “O texto na TV- Manual de Telejornalismo”, que diz que o livro da Aliene é resultado do prazer que ela sente em fazer e ensinar televisão.

Nenhum comentário: