Caros leitores e leitoras.

terça-feira, 28 de junho de 2011

TV Câmara estreia hoje canal digital com multiprogramação em Brasília

O Câmara dos Deputados inaugura hoje a transmissão digital da TV Câmara no Distrito Federal, às 12 horas, em cerimônia a ser realizada no centro de transmissão de rádio e TV da Câmara dos Deputados (Estrada Parque Contorno - DF 001, KM 1, Colorado). Pelo canal 61, o público poderá assistir ao mesmo tempo a sessões do Plenário e a reuniões das comissões.

O canal digital da TV Câmara estará disponível na TV aberta, totalmente gratuito. Para sintonizá-lo, o cidadão precisará ter um conversor para TV digital (set top box) ou uma TV com conversor integrado. A transmissão digital também permitirá ao público acompanhar as notícias e sessões da Câmara por meio do telefone celular.

Toda a programação estará disponível em alta qualidade para um público potencial de 2,6 milhões de habitantes do Distrito Federal. Em breve, a TV Câmara também deve introduzir recursos interativos na programação para incentivar a participação popular nos debates legislativos. "Trata-se de um canal direto entre a Câmara e a sociedade. Uma maneira transparente de o cidadão acompanhar o trabalho parlamentar", afirma o diretor da TV Câmara, Frederico Schimidt.

Multiprogramação
O sinal digital da TV Câmara vai permitir a multiprogramação, com transmissão simultânea em dois canais diferentes:

- canal 61.1: é o canal principal da TV Câmara, o mesmo exibido pela TV a cabo, parabólicas, satélite, no UHF no Distrito Federal e no canal digital de São Paulo. Nele, o telespectador pode acompanhar a transmissão ao vivo das sessões plenárias, os telejornais, programas de debates e entrevistas e os documentários exibidos pela emissora;

- canal 61.2 – vai exibir o trabalho das comissões ao vivo de manhã e à tarde. Quando os trabalhos forem interrompidos, transmitirá reuniões de comissões previamente gravadas.

Custos
A compra de todo o equipamento necessário para a transmissão digital no Distrito Federal custou R$ 1,9 milhão à Câmara. O transmissor adquirido tem 1,1 kilowatt, suficiente para alcançar todo o território do Distrito Federal.

No início deste ano, pesquisa realizada apenas entre os telespectadores que utilizam antena parabólica (cerca de 54,3 milhões de pessoas) constatou que a TV Câmara tem audiência média de 4,7 milhões de espectadores. Segundo a mesma pesquisa, cerca de 13 milhões de brasileiros declararam assistir eventualmente a TV Câmara.

Com sinal digital, a TV Câmara chegará a um número ainda maior de pessoas, em canal aberto, com maior qualidade de imagem e som. Em São Paulo, onde já opera no canal digital 61, a TV Câmara tem público potencial de 20 milhões de pessoas. A TV Câmara ainda planeja inaugurar a transmissão digital em Belo Horizonte, Fortaleza e Porto Alegre.

Nenhum comentário: