Caros leitores e leitoras.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

TV Digital: Uruguai pode adotar o modelo nipo-brasileiro

O presidente uruguaio José Mujica se reunir segunda-feira, 6, com o presidente Lula, em Brasília. Segundo o jornal uruguaio El Pais, na pauta constava a discussão da adoção do padrão nipo-brasileiro de digital, o ISDB-Tb, pelo país vizinho. Vale lembrar, o Uruguai e a Colômbia foram os dois únicos países da América do Sul que adotaram o padrão europeu de TV digital, o DVB-T. A decisão colombiana foi revogada por uma decisão judicial na última semana.

Com pouco mais de 3 milhões de habitantes, a decisão anterior do Uruguai foi desdenhada pelo então ministro das Comunicações, Hélio Costa. Na época, ele teria dito que a importância de uma eventual adoção pelo Uruguai do sistema nipo-brasileiro de televisão digital era menor do que se Campinas, em São Paulo, decidisse não adotar a tecnologia desenvolvida pelos japoneses e adaptada pelo Brasil.

Se o Uruguai decidir adotar o SBTVD, todo o Mercosul e mais sete países da América do Sul estarão adotando a mesma tecnologia, o que deve favorecer uma integração de conteúdos e, principalmente, do mercado de equipamentos e receptores de televisão.

Nenhum comentário: