Caros leitores e leitoras.

domingo, 19 de dezembro de 2010

TV Digital: SJP-DF cobra maior transparência da EBC na definição do Operador de Rede

Do SJP-DF

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal manifestou seu apoio a demanda feita pelo representante dos funcionários da EBC no Conselho Curador da empresa, Lourival Macedo, por total transparência na construção do projeto “Operador de Rede”, que ficará à cargo da própria Empresa Brasil de Comunicação. O objetivo dele foi chamar a atenção para a transparência que um projeto crucial como este precisa ter. Para todos os funcionários da EBC e para a sociedade brasileira.


É importante lembrar que há duas semanas foi confirmado pela direção da EBC que a proposta original – apresentada anteriormente pela Diretoria de Serviços - foi modificada. O governo federal vai agora usar a malha de fibra óptica da Telebrás para colocar no ar a TV pública digital. Não vai mais fechar uma parceria público-privada (PPP) com prazo de 20 anos para erguer 256 torres de transmissão de sinal via satélite de TV em todo o país. Este projeto teria um custo aproximado de R$ 2,8 bilhões. O valor atualizado para o novo projeto ainda não foi divulgado.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal defende a idoneidade da EBC para tratar do tema mas, a partir da demanda levantada pelo representante dos empregados da empresa no Conselho Curador, reivindica a realização de uma audiência pública por parte da Diretoria de Serviços da EBC sobre o tema. O objetivo é fazer com que qualquer cidadão possa acompanhar como será a realização desta, que é uma das principais metas para o fortalecimento da comunicação pública do país.

Nenhum comentário: