Caros leitores e leitoras.

terça-feira, 5 de março de 2013

Rogério Dy La Fuente é o primeiro ombudsman das mídias do Senado Federal


Jornalista dos quadros do Senado Federal,
Dy La Fuente tem mestrado em Comunicação Social
com pesquisa no campo da Comunicação Legislativa.
O Jornalista Rogério Dy La Fuente, analista legislativo do Senado Federal, foi designado ombudsman das mídias daquela Casa do Congresso Nacional. Formado em Jornalismo e Mestre em Comunicação Social, pela Universidade de Brasília, com pesquisa sobre Comunicação Legislativa, é servidor concursado dos quadros da Casa, atuava como editor na Rádio Senado, e será o primeiro profissional a ocupar o cargo recém criado
A nomeação de Dy La Fuente foi definida no dia 28/2 e publicada no Boletim Administrativo do Senado Federal, no dia 4/3. O seu mandato será de dois anos e caberá a ele analisar se TV, rádio, agência e jornal da Casa estão fazendo uma cobertura jornalística de qualidade das atividades legislativas e responderá reclamações e sugestões dos cidadãos.
Caberá ao ombudsman analisar se as mídias legislativas
estão fazendo uma cobertura jornalística de qualidade e

 responder as reclamações dos cidadãos.
O Senado criou o cargo de ombudsman, que ficará responsável por fazer uma avaliação diária sobre a cobertura jornalística dos veículos da Casa e por receber e responder críticas, dúvidas, elogios e sugestões da sociedade. O servidor que for indicado exercerá a função por até dois anos.
Ombudsman é uma palavra sueca que quer dizer representante do povo e é usada em diversos países para designar o cargo de ouvidor-geral de governos, instituições e empresas.
No jornalismo, o ombudsman é o responsável por fazer uma crítica interna das publicações e dos noticiários e por receber, avaliar e encaminhar as reclamações e sugestões da sociedade.
O diretor da Secretaria de Comunicação Social do Senado, Fernando Cesar Mesquita, disse que a criação do cargo de ombudsman tem objetivo de melhorar a qualidade da informação oferecida aos leitores, ouvintes e telespectadores dos veículos de comunicação da Casa e aperfeiçoar o trabalho da TV, da Rádio, da Agência e do Jornal do Senado:
— É uma forma de o cidadão fazer valer os seus direitos, protestar, reclamar, dar sugestões.
A senadora Ana Amélia (PP-RS), que é jornalista, disse que a medida vai garantir o equilíbrio e a imparcialidade no noticiário do Senado.
— A instituição tem a obrigação de abordar todos os temas de maneira equilibrada. Não se pode imaginar que fique a serviço de um ou outro grupo dentro do Senado. Deve dar cobertura igualitária a todos os parlamentares — disse.
A Secretaria Especial de Comunicação Social divulgará como a população poderá ­­se manifestar, por e-mail, ­­telefone e redes sociais. O ­ombudsman terá 24 horas para responder ­­as questões, apresentar soluções ou informar o encaminhamento das demandas.

Nenhum comentário: