Caros leitores e leitoras.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

TV Digital: Portugal conclui processo de extinção da televisão analógica


Espectadores portugueses gastaram aproximadamente 500 milhões de euros para poderem continuar a assistir a programação de TV. A partir de hoje os portugueses só verão televisão com sinal digital, após um processo polémico, que deixou algumas regiões do país sem acesso aos quatro canais abertos.
Do Portugal Digital


Mudança para a TDT levou muitos portugueses acomprar novos televisores.
Lisboa - Esta quinta-feira, 26 de abril, marca a conclusão do processo de cessação das emissões analógicas terrestres de televisão em Portugal, com o desligamento dos emissores e retransmissores analógicos de Portugal Continental ainda em funcionamento. Agora, os portugueses passarão a ver televisão unicamente por sinal digital. 

O processo de substituição do sinal analógico pela TDT - Televisão Digital Terrestre começou já no ano passado. Mas nas várias fases de encerramento dos antigos emissores e retransmissores houve problemas, com algumas regiões do país a ficarem sem qualquer sinal televisivo, nem analógico nem digital, deixando algumas populações do interior de Portugal sem a possibilidade de ver os quatro canais que há anos são exibidos em sinal aberto (RTP1, RTP2, SIC e TVI).

Para poderem continuar a ter acesso livre a esses canais, os portugueses que ainda não tivessem contratado um serviço pago de televisão tiveram de comprar descodificadores e, em muitos casos, novos aparelhos televisivos. Estima-se que o investimento da população na migração para a televisão digital tenha ascendido a 400 milhões de euros, entre os televisores e os descodificadores de sinal. 

Para compensar a população, a Autoridade Nacional das Comunicações (Anacom) decidiu criar um subsídio destinado à adaptação da instalação para a recepção do sinal digital via terreste (TDT) ou via satélite (DTH), a atribuir pela PT Comunicações. O pedido para a respectiva atribuição ainda pode ser apresentado até 31 de agosto de 2012 e é acumulável com o subsídio à aquisição de equipamentos de recepção da TDT.

Esse subsídio paga 50% do custo suportado pelo consumidor com o descodificador, até um limite de 22 euros. Há ainda um apoio de 61 euros para a adaptação da instalação, do qual poderão beneficiar os titulares de baixos rendimentos (rendimento social de inserção, pensionistas com menos de 500 euros de reforma, entre outros).

As dúvidas sobre a TDT deverão ser esclarecidas junto da Anacom:www.anacom.pt.

Nenhum comentário: