Caros leitores e leitoras.

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Resistência contra privatização da TV Cultura continua

Publicado originalmente no Blog do Zé.


Cerca de 70 funcionários, ex-funcionários, sindicalistas, representantes de entidades, parlamentares e blogueiros participaram na noite de 3/4 na sede do Sindicato dos Engenheiros de São Paulo (Centro) do ato contra a privatização da Rádio e TV Cultura, da Fundação Padre Anchieta, ligada ao governo tucano do Estado.

Entre os presentes, os deputados estaduais Simão Pedro (PT), Carlos Giannazi (PSOL) e Lecy Brandão (PC do B), e jornalistas como o professor da USP, Laurindo (Lalo) Leal Filho, e Luiz Carlos Azenha , do blog Vi o Mundo.

O principal foco do protesto de ontem foi a parceria firmada entre a Cultura - a maior e mais bem montada rede de TV pública do país - e a Folha de S. Paulo, pela qual o jornal adquiriu o direito de exibir, desde 10 de março, aos domingos, o programa “TV Folha”. O conteúdo editorial é de responsabilidade exclusiva do jornalão da Barão de Limeira e nele não há qualquer participação da emissora.

Parceria com os jornais e revista é cooptação para evitar críticas


Além disso, o governo tucano do Estado e os senhores da Cultura convidaram, também,  os jornais “O Estado de S.Paulo”  e “Valor Econômico” e a revista “Veja” (ou seja, a Editora Abril) a produzir programas para a emissora pública.

O jornalista e professor Laurindo Leal, o Lalo, verbalizou o que todos temem como principal resultante dessas parcerias: que a gestão da TV Cultura esteja buscando um "cala boca" para não ser criticada pela imprensa.

“Nem essa possibilidade da crítica da mídia vai sobreviver com a oferta de espaço público à imprensa  privada”, advertiu Lalo. Entre as propostas para contornar esta situação está a abertura de editais públicos para a elaboração de programação na emissora.

Esforço pró-privatização leva a extinção de programas tradicionais


Outras reivindicações são o fim de sucessivas levas de demissões, num verdadeiro “desmonte” da emissora; a reavaliação da extinção de tradicionais programas (Zoom, Grandes Momentos do Esporte, Vitrine, Cultura Retrô e Login); o estancamento do processo de enfraquecimento da produção de conteúdo próprio pela TV Cultura; e um reestudo da diminuição das equipes do jornalismo.

Nos 30 anos em que estão à frente do governo do Estado, os tucanos nunca desistiram de seus projetos de privatizar a maior emissora pública do país, processo que aceleram de governo a governo e que ampliaram, agora, com essa parceria com os grandes jornalões e com a maior revista semanal do país.

Nenhum comentário: