“Ascensão e Queda do Império X”,
do jornalista Sergio Leo,
conta os bastidores da fortuna
de mais de US$34 bilhões
que virou pó
de mais de US$34 bilhões
que virou pó
Ele figurou as capas das principais publicações do país nos últimos anos. Primeiro protagonizando uma história promissora, de empresário vencedor por seu próprio esforço, sem vergonha de ser rico e com lições de sucesso a compartilhar. Depois com a derrocada de um império que valia bilhões de dólares. Em “Ascensão e Queda do Império X”, o jornalista Sergio Leo desconstrói o mito criado em torno de Eike Batista. O livro já pode ser adquirido na sua versão digital. Nas lojas de todo o país, a publicação chegará na segunda quinzena de fevereiro.
Em 264 páginas, Sergio Leo conta com leveza e humor tudo o que todos sempre quiseram saber sobre os bastidores da história de um dos homens mais ricos do mundo. Ele revela os equívocos gerenciais que comprometeram a saúde das suas empresas e as falhas que lhe permitiram vender ilusões dispendiosas – e que resultou na dizimação de sua fortuna. Tudo o que acontecia longe dos holofotes é mostrado pelo autor com base em depoimentos de pessoas ligadas ao governo federal e a governos estaduais, antigos executivos de empresas do grupo EBX e executivos do setor de petróleo, amigos de Eike Batista e especialistas.
As histórias das empresas X, como a fundação da mina Novo Planeta, são apresentadas, mas não pela versão do ex-bilionário. O livro mostra que, na origem, Eike não foi o self made manque dizia ser, e traz à tona os nomes de sócios que o ajudaram no começo da carreira, como o suíço Felix Jean Chille, administrador de fortunas, e outros investidores de peso. “Ascensão e Queda do Império X” esclarece também qual foi o verdadeiro papel de Eliezer Batista. “O pai, Eliezer Batista, foi uma figura importante na construção da carreira de Eike, com sua rede de contatos e fazendo intervenções em momentos decisivos”, comenta o autor.
As excentricidades – como o uso do X, do número 3 e do sol como símbolo de seu grupo – também são abordados no livro. Sua fama como ex-marido de Luma, as transações e trocas de favores, a cronologia da decadência das principais empresas X e as jogadas de marketing que o ajudaram a vender suas ideias completam a obra.
Lançamento
O lançamento do livro, em Brasília, acontece na quarta-feira, 12/3, na Livraria Cultura do Casa Park, a parit das 19h30.
Sobre o autor
Colunista e colaborador do jornal Valor Econômico. Carioca, graduou-se em jornalismo pela Escola de Comunicação da UFRJ. Desde 1985 vive em Brasília, onde primeiro trabalhou no Jornal do Brasil, cobrindo o Plano Cruzado e todos os outros planos econômicos que se seguiram. Atuou ainda na TV Globo, nos jornais Folha de S.Paulo, O Globo e O Estado de S. Paulo, e nas revistas IstoÉ e IstoÉ Dinheiro, da qual foi diretor em Brasília. Em 2000, integrou a equipe que fundou o Valor, no qual, três anos mais tarde, se tornaria também colunista. Como escritor, ganhou o prêmio Sesc de Literatura em 2008 por seu livro de contos Mentiras do Rio. “Ascensão e Queda do Império X” é o sua primeira publicação pela Nova Fronteira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário