Caros leitores e leitoras.

domingo, 9 de março de 2014

Jornalista lança livro sobre ascensão e queda do império de Eike Batista

“Ascensão e Queda do Império X”, 

do jornalista Sergio Leo, 

conta os bastidores da fortuna
de mais de US$34 bilhões
que virou pó


Ele figurou as capas das principais publicações do país nos últimos anos. Primeiro protagonizando uma história promissora, de empresário vencedor por seu próprio esforço, sem vergo­nha de ser rico e com lições de sucesso a compartilhar. Depois com a derrocada de um império que valia bilhões de dólares. Em “Ascensão e Queda do Império X”, o jornalista Sergio Leo desconstrói o mito criado em torno de Eike Batista. O livro já pode ser adquirido na sua versão digital. Nas lojas de todo o país, a publicação chegará na segunda quinzena de fevereiro.
Em 264 páginas, Sergio Leo conta com leveza e humor tudo o que todos sempre quiseram saber sobre os bastidores da história de um dos homens mais ricos do mundo. Ele revela os equívocos gerenciais que comprometeram a saúde das suas empresas e as falhas que lhe permitiram vender ilusões dispendiosas – e que resultou na dizimação de sua fortuna. Tudo o que acontecia longe dos holofotes é mostrado pelo autor com base em depoimentos de pessoas ligadas ao governo fede­ral e a governos estaduais, antigos executivos de empresas do grupo EBX e executivos do setor de petróleo, amigos de Eike Batista e espe­cialistas.
As histórias das empresas X, como a fundação da mina Novo Planeta, são apresentadas, mas não pela versão do ex-bilionário. O livro mostra que, na origem, Eike não foi o self made manque dizia ser, e traz à tona os nomes de sócios que o ajudaram no começo da carreira, como o suíço Felix Jean Chille, administrador de fortunas, e outros investidores de peso. “Ascensão e Queda do Império X” esclarece também qual foi o verdadeiro papel de Eliezer Batista. O pai, Eliezer Batista, foi uma figura importante na construção da carreira de Eike, com sua rede de contatos e fazendo intervenções em momentos decisivos”, comenta o autor.
As excentricidades – como o uso do X, do número 3 e do sol como símbolo de seu grupo – também são abordados no livro. Sua fama como ex-marido de Luma, as transações e trocas de favores, a cronologia da decadência das principais empresas X e as jogadas de marketing que o ajudaram a vender suas ideias completam a obra.

Lançamento

O lançamento do livro, em Brasília, acontece na quarta-feira, 12/3, na Livraria Cultura do Casa Park, a parit das 19h30.

Sobre o autor

Colunista e colaborador do jornal Valor Econômico. Carioca, graduou-se em jornalismo pela Escola de Comunicação da UFRJ. Desde 1985 vive em Brasília, onde primeiro trabalhou no Jornal do Brasil, cobrindo o Plano Cruzado e todos os outros planos econômicos que se seguiram. Atuou ainda na TV Globo, nos jornais Folha de S.Paulo, O Globo e O Estado de S. Paulo, e nas revistas IstoÉ e IstoÉ Dinheiro, da qual foi diretor em Brasília. Em 2000, integrou a equipe que fundou o Valor, no qual, três anos mais tarde, se tornaria também colunista. Como escritor, ganhou o prêmio Sesc de Literatura em 2008 por seu livro de contos Mentiras do Rio. “Ascensão e Queda do Império X” é o sua primeira publicação pela Nova Fronteira.

Nenhum comentário: