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domingo, 9 de março de 2014

Leituras recomendadas a comunicadores gestores de crise

Por Jão José Forni

Permitam-me algumas sugestões de leitura sobre crises, já que não conseguimos viver sem elas. O Brasil vive hoje três grandes crises. Por mais que o governo faça ou lance programas e use até pirotecnias, como este “Mais Médicos”, não consegue resolver. São as crises nas áreas de segurança, saúde e educação.  Não por acaso, escolhidos “os maiores problemas do Brasil”, em pesquisa recente do Ibope. Por qualquer lado que olhemos, nós só temos retrocessos nesse particular.  Mas ainda há outras, como as crises na mobilidade urbana, pelos transportes que o país oferece, uma vergonha nacional, principalmente nas grandes capitais brasileiras.   
Mas as sugestões de leitura são mais amenas. Para ficar na área do jornalismo e da comunicação, sugiro quatro artigos: “Jornalismo de gabinete acaba gerando factóides” “O Jornalismo diante do assassinato de reputações”, “A crise na mídia e a vocação para pautas negativas” e, postado hoje, “O que a poluição chinesa tem a ver com Jornalismo”.
Outro artigo preocupante é a crise que as grandes e tradicionais livrarias enfrentam na Europa: “Internet e crises ameaçam livrarias na Europa”.  Será muito triste que, com o passar dos anos, livrarias centenárias e verdadeiros patrimônios mundiais se limitem a uma galeria de arquivos para serem lidos nos tablets,  embora seja muito prático e com potencial incrível.  Muitos discordam deste catastrofismo, alegando que o mundo é assim mesmo, que a modernidade aos poucos é assimilada e a gente se acostuma a não ler mais jornalões sentado numa poltrona e curtindo aquele cheiro característico...  Talvez eles tenham razão.  Quem sabe?
Outra boa notícia, essa não é de crise, que gostaria de transmitir. Meu livro “Gestão de Crises e Comunicação – O que Gestores e Profissionais de Comunicação precisam saber sobre crises corporativas” já vendeu 75% da tiragem em cinco meses, principalmente por se tratar de um livro técnico, que não tem condições de concorrer com tantos “tons de cinza” que sujam as prateleiras das livrarias. Por isso, não será nada fácil encontrá-lo na livraria do Shopping, muito menos na pequena livraria. Ao contactar a editora para lançamentos e promoções de marketing, fiquei sabendo de um dado que realmente dificulta concorrer no mercado com uma obra técnica e de um assunto que nem sempre pessoas e organizações gostam de discutir. POR DIA, SÃO LANÇADOS NO BRASIL 90 LIVROS. Quais você acha que a livraria vai escolher para pôr na prateleira?


Um comentário:

Mariangela disse...

Olá, queria dar um toque...o valor do livro de 69 reais não aparece com desconto nas livrarias Atlas e Siciliano. Aliás, na Atlas, a única forma de entrega é por sedex, para o qual desejam cobrar mais de 10 reais!