Caros leitores e leitoras.

quinta-feira, 20 de março de 2014

Força Nacional treina jornalistas para atuar com segurança em distúrbios

Nos dias 28 e 29 de março, o Ministério da Justiça realizará o curso Cobertura Jornalística em Ações de Segurança Pública. A capacitação é destinada aos profissionais de imprensa de todo Brasil e irá tratar de procedimentos seguros em coberturas jornalísticas que envolvam riscos físicos, a exemplo de grandes manifestações populares. O curso será em esquema de imersão, na Base da Força Nacional de Segurança Pública (FSNP), localizada na cidade do Gama, no Distrito Federal. Para se inscrever é preciso preencher o formulário até o dia 24 de março.
O objetivo é promover a troca de informações entre profissionais de comunicação e de segurança pública sobre aspectos inerentes às atividades operacionais de ambos, de modo a assegurar o direito à informação e o livre exercício do jornalismo dentro de condições de segurança. O entendimento dos profissionais da imprensa acerca do trabalho policial poderá contribuir para uma avaliação crítica mais precisa, em benefício do cidadão, da mesma forma que a experiência poderá colaborar para a construção de novos procedimentos policiais, em prol do direito à informação e de manifestação da população. 
No curso, os profissionais da imprensa terão a oportunidade de conhecer como a Força Nacional se prepara e atua no contexto dos movimentos sociais, como são constituídos os Pelotões de Choque, suas competências nos conflitos urbanos e rurais, bem como o gerenciamento de crise e a negociação em ocorrências de alto risco.  
Os jornalistas também vão conhecer a legislação, as normas de direitos humanos, modo de utilização do uso diferenciado da força e os equipamentos de proteção individual e as condutas de auto proteção.  
Após os ensinamentos em sala de aula, os alunos terão aulas práticas, com simulações de manifestações e ações de socorro de urgência. Todo o curso será ministrado por policias graduados da Força Nacional, com apoio da Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Justiça. As vagas são limitadas. 
Os interessados deverão apresentar atestado médico, autorização do órgão de imprensa ao qual está vinculado e demais documentos solicitados. As despesas de deslocamento para Brasília, alimentação e hospedagem correrão por conta do solicitante, exceto nos dias do curso, quando deverão permanecer e pernoitar na Base da Força Nacional.
Mais informações poderão ser obtidas pelo e-mail imprensa@mj.gov.br ou pelos telefones (61) 2025-3135/3315.

Confira a programação:
Curso ‘Cobertura jornalística para ações em Segurança Pública’
28 e 29 de março

Locais:
- Auditório Tancredo Neves, Ministério da Justiça, Brasília (DF) – abertura

- Base da Força Nacional, Gama (DF) - aulas

Sexta-feira 28/3
8h - Credenciamento
9h - Abertura do Curso
9h30 – Aula inaugural - A atuação da Força Nacional
10h15 – Deslocamento para a Base da Força Nacional no Gama
11h - Legislação da Atividade Policial
12h – Almoço
14h - Gerenciamento de Crise
15h - Controle de Distúrbios Civis
17h - Equipamentos e armamentos utilizados
19h - Pernoite em unidade de treinamento da Força Nacional

Sábado 29/3
8h – Café da Manhã

8h30 - Comportamento Seguro e uso de equipamentos de proteção
9h - Atividades Práticas
13h – Almoço
15h - Atividades Práticas
20h – Encerramento e retorno ao Ministério da Justiça

Nenhum comentário: