Caros leitores e leitoras.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Jornalista lança livro de contos “Amor de BR”

Quando Sócrates disse "conhece-te a ti mesmo", ele teve a intenção de despertar o homem da polis para o autoconhecimento, já que no entendimento do filósofo ninguém será plenamente feliz desconhecendo a si mesmo e os seus limites. Com boa dose de generosidade do outro, aquele que não se conhece será feliz pela metade ou um pouco feliz, desde que faça concessões mais ou menos inconcebíveis.

No livro de contos “Amor de BR”, o jornalista Joaquim São Pedro não tenta dialogar com Sócrates ou com a própria filosofia. Longe disso. Ele apenas usa a leveza dos seus textos para, subliminarmente, ir fundo nas feridas de personagens que não sabem ou não aprenderam a lidar com a autoestima. Ou seja, desconhecendo-se a si mesmos.

Para o autor, é a incapacidade de compreender o eu, de saber (re) conhecer as próprias virtudes, que personagens dos onze contos que compõem “Amor de BR” passam a viver a vida dos outros, ou em função delas, abandonando a própria existência.

Fazer da espera uma razão de viver, convenhamos, é muito pouco para quem quer e que tem o prazo de viver marcado pelo implacável tempo. E abrir mão de um amor para servir ao próximo? Isto também não seria clara demonstração de que a autoestima baixa pode reduzir a condição humana à servidão? O que quer alguém que está sempre fazendo do sofrimento, próprio ou alheio, a sua tábua de salvação? Assim caminham os contos “Diário de uma espera (ele e ela)”.

O conto "Autoestima" então retrata fielmente a situação de um homem que chegou à meia idade sem incomodar ou ser incomodado por fatos ou palavras que o fizessem refletir sua vida.

Até o dia em que, sem maiores pretensões, uma ex-namorada telefona chamando-o para sair. O simples convite para um chopp, na zona sul do Rio de Janeiro, desperta nele tantas dúvidas sobre a sua própria existência e sobre o que fez de sua vida, que Jurandir, ou Jura, não consegue dizer não ou sim para um encontro casual e vai aos poucos se angustiando e angustiando o próprio leitor.

Outras histórias como "Álbum de Casamento", "Amizade", "A Política", "O Amor" e, os já citados, “Diários de uma espera” são também discussões bem humoradas, e não menos reflexivas, de como a felicidade é condição inerente à autovalorização.

Um momento de descontração, um exemplo de autoestima na medida certa talvez seja o conto "Fetiche", onde um jovem Zona Sul do Rio de Janeiro se apaixona por uma calcinha que está pendurada num box de banheiro e resolve ir atrás de sua dona certo, na certeza de que a graça e a leveza da peça íntima refletem a beleza e a delicadeza da mulher tão amada quanto desconhecida.

“Amor de BR” não tem a pretensão de ser algo filosófico, político. O seu autor e o editor não negariam, porém, que tem tudo para despertar um bom debate sobre o existencialismo. E não seria difícil para o leitor se identificar com algum personagem e dizer: já passei por isso e só depois de muito tempo me dei conta de que estava no caminho errado.

O livro de contos “Amor de BR” é a segunda obra do jornalista mineiro Joaquim São Pedro, criado no Rio e que mora em Brasília, há 19 anos. O livro tem 160 páginas. A editora Thesaurus teve a preocupação de produzir uma obra leve, de fácil manipulação, e capaz de ser devorado em poucas horas com descontração, diversão e muita emoção.

 O Autor:

Joaquim São Pedro, 56 anos, é mineiro de Cataguases. Mas viveu toda a infância, adolescência e juventude na cidade do Rio de Janeiro. Aquele ainda é hoje, dezenove anos depois de se mudar para Brasília, o cenário predileto quando se senta na frente de um computador para produzir, localizar e imaginar o cenário de uma história.
Isso não excluiu, por exemplo, Brasília que aos poucos vai virando cenário para suas histórias, numa prova de que a Capital já entrou na vida do autor, proporcionando-lhe inspiração para escrever suas histórias. Um dos contos, "Amizade", por exemplo, tem com palco o Beirute, bar tradicional da boemia brasiliense e local de grandes momentos culturais da cidade.

Serviço:

Titulo: Amor de BR – Contos – Ficção
Local do lançamento: Restaurante Feitiço Mineiro, CLN 306 – Brasília – DF

Data 25/02/2014 - Horário: A partir das 18h30m.


Editora Thesaurus – Brasília – DF

Um comentário:

Unknown disse...

Estou esperando, ansiosamente, o lançamento do livro, aqui no Rio de Janeiro. Admiro muito o autor e, parabéns, o seu texto foi muito fiel ao jeito de ser do mesmo.
Vera Lúcia Martins