Por Samuel Possebon.em Pay-TV News
O Brasil fechou 2013 com mais de 18 milhões de assinantes de TV paga. Mais precisamente 18,02 milhões. A notícia nem tão boa foi que o crescimento anual foi de 11,3%, o que é um percentual importante, mas é o menor índice de crescimento registrado desde 2005, quando o mercado se expandiu 9%. Em uma década, contudo, o mercado de TV por assinatura cresceu mais de 330%. Ao final de 2004 eram apenas 4,2 milhões de assinantes, como base de comparação.
O movimento de desaceleração da taxa de crescimento do mercado é constante há algum tempo, com um declínio mensal permanente no comparativo anual, que ainda não mostra uma tendência muito clara de estabilização.
O que é constante na análise é que existe uma concentração do crescimento em apenas cinco operadoras: Net, Claro TV, Sky, GVT e Telefônica/Vivo. A Oi Está perdendo base há alguns meses e em dezembro despencou 62 mil usuários, segundo os dados da agência, e agora tem 829 mil assinantes. A Sky vem acelerando novamente o ritmo e foi a operadora que mais cresceu em números absolutos em dezembro, adicionando 54 mil clientes a sua base e chegou a 5,37 milhões, voltando a ter um número de clientes acima do que tinha em abril, quando cortou mais de 200 mil usuários que estavam inadimplentes mas permaneciam conectados.
A Net cresceu 34 mil clientes em dezembro e fechou o ano com 6,06 milhões de assinantes. A Claro TV cresceu 33 mil clientes e tem 3,6 milhões de assinantes. A GVT manteve o ritmo de 30 mil novas adições líquidas e alcançou 677 mil clientes, enquanto a Vivo TV cresceu 8 mil clientes líquidos e chegou a 594 mil assinantes.
No balanço anual, a operadora que mais ganhou clientes em números absolutos foi a Net Serviços, que conquistou 687 mil clientes e cresceu, com isso, 12,7% no ano. A Claro TV cresceu 480 mil clientes no ano, ou cerca de 15,3%. A Sky, mesmo com uma sensível perda de base no primeiro semestre, cresceu 332 mil assinantes, acumulando um crescimento anual de 6,6%. A Oi, apesar do desempenho fraco no final de 2013, ainda teve um saldo líquido de 80 mil clientes em 2013 e um crescimento de pouco mais de 10%. A GVT teve o maior crescimento proporcional (59%) e conseguiu adicionar 226 mil clientes em sua base. E a Vivo TV, que só voltou a crescer no final do ano, teve uma perda anual de 8 mil clientes. O restante do mercado cresceu menos de 2 mil clientes.
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