Caros leitores e leitoras.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Cuba comemora 90 anos de radiodifusão

Da Prensa Latina

Cuba celebrou em 22/8 o 90º aniversário 90 das primeiras transmissões radiales na ilha, pioneira na América Latina em sue desenvolvimento. A primeira emissora em transmitir foi a 2LC, do compositor mambí Luis Casas Romero, o 22 de agosto de 1922.  

Desde o início da radiodifusão até a década dos anos 30, a rádio manteve uma programação baseada fundamentalmente na informação e o entretenimento, e para a década do 50, a maioria dos serviços pertenciam às classes dominantes poseedoras do poder político, que os utilizavam para impor patrões ideológicos e culturais segundo seus interesses.

Esse palco mudou na etapa posterior ao triunfo da Revolução em 1959, quando o sinal sonoro se expandiu com novos códigos ideológicos pela geografia nacional até converter em um direito ao alcance de o povo todo.





Dirigentes políticos e meios de comunicação reconhecem nesta quarta-feira aos trabalhadores desse meio, protagonista e palco de acontecimentos trascendentales da ilha. Os diários destacam, por exemplo, uma mensagem do vice-presidente cubano Esteban Laço a quem laboram nas emissoras nacionais, "por sua contribuição à formação das mais firmes tradições de luta de nosso povo, à defesa da identidade nacional e por representar o melhor de nossa cultura".

Por sua vez, a televisão local divulgou várias entrevistas a quem a cada dia protagonizam as transmissões, baixo o lema Som para ver. Assim mesmo, aficionados da América Latina trocarão na rede social Twitter sobre a história radiofónica no país, com a etiqueta #CubaRadio90.

Estas ações constituem uma homenagem contemporânea para os artífices da rádio cubana, quem têm-na áerigido áícono cultural legitimado por uma milionária audiência, e ao mesmo tempo, devêm espaço de debate sobre os reptos das 96 emissoras cubanas no atual palco universal da comunicação social.




Nenhum comentário: