Caros leitores e leitoras.

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Mídia e Política na América Latina é tema de seminário na UnB

As aulas acontecem de 13 a 17 de agosto e serão ministradas pelo Prof. Julián Durazo Herrmann, da Universidade de Québec em Montréal.

De 13 a 17 de agosto será realizado na Faculdade de Comunicação da UnB o seminário II Seminário de Mídia e Política: contexto latino-americano. As aulas acontecem das 14h às 18h. Quem ministra o curso é o professor Julián Durazo Herrmann, da Universidade de Québec em Montreal (Canadá).

O público-alvo do curso são profissionais, professores e alunos das áreas de Comunicação, Ciência Política e Sociologia. O objetivo do o Seminário é estudar o papel da mídia nas transformações políticas recentes na América Latina para explorar as ligações entre comunicação pública e democracia no espaço local. O foco é o processo de transição para a democracia, com seus avanços, problemas, paradoxos e ambiguidades, em alguns estados (ou províncias) das três grandes federações latino-americanas: Argentina (Corrientes e San Luis), Brasil (Bahia) e México (Oaxaca e Puebla).
                                                 
O seminário é uma parceria do Núcleo de Estudos sobre Mídia e Política (Nemp/UnB), o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de Brasília e o departamento de Ciência Política da Universidade de Quebec em Montreal.

As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de agosto na secretaria do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UnB. A taxa é R$ 100,00 para participantes externos. Estudantes da UnB não pagam inscrição e terão direito a 2 créditos após a conclusão do curso. O número de vagas será limitado a 30 e os participantes terão direito a um certificado.

Serviço
II Seminário de Mídia e Política: contexto latino-americano.
Prof. Julián Durazo Herrmann, da Universidade de Québec em Montreal (Canadá).
Data: 12 a 17 de agosto, das 14h às 18h
Local: Programa de Pós-graduação em Comunicação da UnB
Endereço: Campus Universitário Darcy Ribeiro - ICC Norte, Faculdade de Comunicação Subsolo, Sala ASS 633

Programa do Seminário

1. Mídia e política
      Robert Dahl, Poliarquia, São Paulo, EdUSP, 2005 (1971) cap. 1.
      Robert McChesney, Rich Media, Poor Democracy, Urbana, University of Illinois Press, 1999, pp. 1-77.
Temas de discusão:
     Definição de democracia
     Democracia e informação
     As distintas formas da mídia na política
     Informação vs. propaganda
 
2. Enclaves autoritários subnacionais
      Rogelio Hernández Rodríguez, El centro dividido. La nueva autonomía de los gobernadores, México, El Colegio de México, 2008, pp. 267-321.
      Carlos Gervasoni, “Measuring Variance in Subnational Regimes: Results from an Expert-Based Operationalization of Democracy in the Argentine Provinces”, Journal of Politics in Latin America, 2:2 (2010), pp. 13-52, online: <www.jpla.org>.
Temas de discusão:
     Avaliar sistemas políticos subnacionais
     Atores e instituições subnacionais
     Hibridação  
     Regimes autoritários subnacionais

3. Argentina
      Jacqueline Behrend, “The Unevenness of Democracy at the Subnational Level: Provincial Closed Games in Argentina”, Latin American Research Review, 46 (2011), pp. 150-176.
      Edward Gibson, “Boundary Control: Subnational Authoritarianism in Democratic Countries”, World Politics, 58 (2005), pp. 101-132.
Temas de discusão:
     Dominação tradicional/familismo
     Boundary control
     O papel da federação
     Mídia impressa

4. México
      Julián Durazo Herrmann, “Neo-Patrimonialism and Subnational Authoritarianism in Mexico. The Case of Oaxaca”, Journal of Politics in Latin America, 2:2 (2010), pp. 85-112, online: <www.jpla.org>.
      Opcional: Eduardo González Castillo, Jeunesse, activisme culturel et espace urbain à Puebla, tesis, Université Laval, Québec, 2009, pp. 253-282.
Temas de discusão:
     Neo-patrimonialismo
     Heterogeneidade social
     Violência política
     Mídia alternativa

5. Brasil
      Julián Durazo Herrmann, “From ACM to Wagner: Reflections on Regime Change in Bahia”, manuscrito inédito.
      André Borges, “Já não se fazem mais máquinas políticas como antigamente: competição vertical e mudança eleitoral nos estados brasileiros”, Revista de sociologia política, 18:35 (2010), pp. 167-188.
Temas de discusão:
     Máquinas políticas
     A distinção meio urbano/rural
     Mídia local/mídia nacional
     Continuidade e mudança

Nenhum comentário: