Caros leitores e leitoras.

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Faculdade de Comunicação da UnB realiza lançamentos de seis livros.

Por Dione Moura


Evento será no Sebinho 406 Norte.

No dia 11 de novembro, a Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília  promoverá o lançamento de seis  obras coletivas de estudos de comunicação, com ênfase nos estudos de jornalismo. O evento acontece no café Sebinho, na 406 Norte, a partir das 19h e contará com a participação dos autores. O evento é organizado pela Linha Jornalismo e Sociedade do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UnB.
Os seis livros apresentam o resultado de estudos e reflexões desenvolvidos por pesquisadores da UnB. Também se propõem a debater questões emergentes do Jornalismo e da Comunicação, a partir do diálogo com pesquisadores de outras instituições de ensino e pesquisa brasileiras e de países como Bélgica, Canadá, França e Portugal. As temáticas cobertas pelos trabalhos incluem as transformações do jornalismo, suas relações com a literatura e a história, o uso da análise de conteúdo como  metodologia de pesquisa, as relações entre mídia e política e o jornalismo no Poder Legislativo.

Série Jornalismo e Sociedade

Dentre os seis livros que integram a noite de lançamentos estão os dois primeiros volumes da Série Jornalismo e Sociedade, uma parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UnB  e a Editora Insular.
A série contempla a divulgação de estudos empíricos e esforços de teorização que buscam construir/discutir/fazer avançar uma Teoria do Jornalismo e da Notícia, bem como discussões sobre o jornalismo como práxis, as formas de (auto)regulação da profissão e seu papel na promoção da democracia e da cidadania no contexto brasileiro e em comparação com outros países.
Ela conta com um Conselho Editorial formado por professores e pesquisadores de universidades brasileiras e de outros países da América do sul, além de pesquisadores da América do Norte.

As seis obras que forma a coletânea são as seguintes:

Mudanças e Permanências no Jornalismo

Dione Moura, Fábio Pereira, Zélia Leal Adghirni  (Orgs.)

Série Jornalismo e Sociedade, vol. 1.

Este primeiro volume da Série Jornalismo e Sociedade (Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UnB e Editora Insular) analisa as transformações e permanências do jornalismo, suas reais mutações e constâncias, a partir das contribuições expostas e discutidas por primeira vez entre pesquisadores da América Latina e de países francófonos (Bélgica, Canadá e França) durante o I Colóquio Mejor – Mudanças estruturais no jornalismo, no âmbito da Rede de Estudos Sobre o Jornalismo (Réseau d’études sur le journalisme). 

Notícia em fragmentos. Análise de conteúdo no jornalismo

Thaís de Mendonça Jorge (Org.)

Série Jornalismo e Sociedade, vol. 2.

Segundo volume da Série Jornalismo e Sociedade, o livro quer ajudar pesquisadores, professores e alunos, principalmente os de Mestrado e de Doutorado, como também os de Graduação em Jornalismo, no uso da técnica da Análise de Conteúdo de modo mais eficaz, por meio de situações que podem funcionar como modelos deste conjunto de técnicas.

Narrativas da Identidade Brasileira: Jornalismo e redes sociais.

Célia Maria M. Mota e Paulo Henrique Soares de Almeida (Orgs.)

Os textos selecionados para este livro fazem parte de uma pesquisa cujo foco é a análise das representações da identidade nacional em textos de jornalismo, telejornalismo e de redes sociais, área em que os autores produziram diversos artigos apresentados em eventos científicos nacionais e internacionais.

Jornalismo e Literatura: aventuras da memória.

Dione Moura; Elen Geraldes; Fábio Pereira, Madalena Oliveira; Zélia L. Adghirni (orgs)

Edição Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho/Faculdade de Comunicação da UnB

Jornalismo, Literatura e Memória são áreas distintas, mas possuem fortes pontos de encontro. A coletânea traz artigos que  partem falam da junção  entre jornalismo e literatura, em sua maioria, mas que também procuram examinar diversos aspectos da memória (memória política, memória social,  memória coletiva, historiografia e memória, informação e memória, cotidiano e outras interfaces).

Jornalismo e Poder Legislativo: relações entre mídia e política no Brasil

Zélia Leal Adghirni (Org.)


A coletânea reúne oito textos que aproximam o jornalismo e o Poder Legislativo, tomando como pano de fundo o Brasil contemporâneo. Assinados por autores provenientes de várias instituições, e especialmente baseados na capital federal, os capítulos se cruzam, se interrogam e se encontram numa reflexão crítica e profunda sobre as relações entre o Parlamento e a sociedade. Trata-se de uma obra inédita sobre um tema que certamente atrairá a atenção de leitores interessados em conhecer a política representativa e em compreender como os fatos políticos são midiaticamente abordados.

Novos questionamentos em mídia e política

Julián  Hérmann; Liziane Guazina; Fábio Pereira (orgs.)


Este livro trata de Comunicação e Ciência Política trazendo ao debate as relações entre mídia e política – sem liberdade de expressão não há democracia – e a importância da primeira como manifestação do pluralismo político e meio de cobrança junto ao poder público. 
“Fundamentalmente, o nosso intuito é estudar o papel multifacetado e contraditório da mídia – é ela um ator político? público? privado? – nas transformações políticas recentes no Brasil e na América Latina, para entender seus avanços, problemas, paradoxos e ambiguidades. Para isso, nosso ponto de partida é evitar a idealização normativa, tanto da democracia quanto do papel da mídia, verificar os fatos e contrastar as teorias com a realidade empírica”, explicam os organizadores da obra.
Dessa discussão em torno do papel da mídia como ator político, emerge o fato de que muitas teorias ainda precisam ser desenvolvidas sobre a relação entre mídia e política e é nesse sentido que esta publicação pode contribuir.


Serviço
Data: 11 de novembro de 2015 (Quarta-feira)
Horário: 18h30 às 22h
Local: Sebinho 406 Norte, Asa Norte, Brasília, D.F.
Presença dos organizadores e diversos autores na noite de lançamento.


2 comentários:

Unknown disse...

Beleza, grande Chico !

LcPadilha disse...

Onde encontro essas obras para comprar? Grande abraço, professor Chico Santana.