Caros leitores e leitoras.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Dom Pedro Casaldàliga é tema de minisérie hispano-brasileira

A TV Brasil estreia, dia 13 de dezembro, a minissérie "Descalço sobre a Terra Vermelha". Baseada no livro homônimo de Francesc Escribano, a minissérie de três episódios com 52 minutos, é um relato sobre a vida do bispo catalão Pedro Casaldàliga e sua incansável luta pelos índios e camponeses da região do Mato Grosso.
A obra reconstrói a trajetória de vida do bispo emérito de São Félix do Araguaia. Um passado de lutas pela terra, inclusive durante o regime militar e de violência no centro-oeste brasileiro. O religioso é uma figura emblemática, tanto na Espanha quanto no Brasil, por sua luta em favor dos desfavorecidos da região do Mato Grosso, no Centro-Oeste brasileiro.
O papel do missionário catalão foi interpretado por Eduard Fernández. A direção foi feita pelo cineasta catalão Oriol Ferrer e o roteiro foi escrito por Marcos Bernstein e Maria Jaén. A série é uma coprodução entre a TV Brasil, a espanhola TVE, a catalã TV3 e as produtoras Raiz Produções (Brasil) e Minoria Absoluta (Espanha).
Em 2014, a minissérie foi agraciada com dois prêmios FIPA de Ouro na 27ª edição do Festival Internacional de Programas Audiovisuais, em Biarritz, na França. Eduard Fernández, intérprete do missionário catalão foi premiado como melhor ator. O outro reconhecimento à minissérie foi pela melhor trilha sonora original; e, de modo especial, o júri elogiou a música composta por David Cervera.
A TV Brasil exibe a minissérie nos dias 13, 20 e 27, às 21h30

Nenhum comentário: