Caros leitores e leitoras.

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

CPLP: países de língua portuguesa estudam criação de agência de notícias lusófonas

Do Portugal Digital
A capital federal brasileira sedia hoje e terça-feira (25) a 6ª Assembleia da Aliança das Agências de Informação de Língua Portuguesa (ALP), com o apoio da Secretaria de Comunicação da Presidência da República.  Durante o encontro, a presidência da entidade passará da Angola Press (Angop) para a  Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
De acordo com nota divulgada pela EBC,  o foco principal da assembleia é a criação de meios para que as agências que participam do grupo "possam efetivamente colaborar umas com as outras". Dentre as alternativas propostas na última assembleia, em 2012, estão a criação de uma bolsa de conteúdos, repositório que reúna as notícias produzidas por todas as agências e o desenvolvimento de site institucional da ALP.
A criação de um portal conjunto da ALP e o debate sobre a escolha do padrão ortográfico a ser utilizado será um dos assuntos em debate durante o evento. Estará igualmente em discussão o financiamento e apoio a agências menores, por meio de subsídios e de reforço de pessoal.
Entre os objetivos da ALP está a realização de parcerias internacionais que se dediquem a propagar notícias em língua portuguesa e da promoção de workshops temáticos que contribuam para o crescimento e ampliação das agências associadas.
A ALP reúne as agências de notícias dos Estados que compõem a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), designadamente de Angola (Angop), Brasil (EBC), Cabo Verde (Infopress), Guiné-Bissau (ANG), Moçambique (AIM), Portugal (Lusa), S.Tomé e Príncipe (STP – Press) e Timor Leste (Etna).

Nenhum comentário: