Caros leitores e leitoras.

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

PRB quer CPI contra Rede Globo, na Câmara

Do Portal R7


A bancada do PRB (Partido Republicano Brasileiro) na Câmara dos Deputados fez um ato na quarta-feira (7/8), na liderança do partido na Casa, para assinar o pedido de criação da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) contra a Rede Globo. A emissora é ré em um processo de sonegação fiscal que exige o pagamento de R$ 615 milhões em impostos, juros e multa.  
No processo, a emissora é acusada de simular operações para fugir de cobrança fiscal na compra dos direitos de transmissão da Copa do Mundo de 2002. O projeto para a abertura da CPI é do deputado federal Protógenes Queiroz (PCdoB-SP), que coleta as assinatuas para a abertura da comissão.  
O deputado George Hilton (MG), líder do PRB na Câmara dos Deputados, confirmou que a bancada do partido vai receber o deputado Protógenes para assinar o pedido de abertura da CPI da Globo. Para a abertura da CPI são necessárias assinaturas de 171 dos 513 deputados.  
— Nós, do PRB, vemos que os indícios que levaram o deputado Protógenes a requerer essa CPI são gravíssimos, vão de fraude a uso de paraísos fiscais para sonegação, e a suspeita de que uma funcionária pública da Receita teria sido cúmplice, o que agrava mais ainda. Ela [Globo] ainda contou com uma funcionária do Estado para tentar eliminar provas de  um processo. 
Recentemente, documentos vazados na internet divulgaram que a Rede Globo teria sonegado um total de R$ 183,14 milhões da Receita Federal.  

O processo, porém, desapareceu da Receita no final de 2006. A Rede Globo afirmou que, na ocasião, a empresa "agiu de forma voluntária", fornecendo às autoridades competentes todos os documentos para colaborar com a "restauração e prosseguimento" da ação.  
A ex-agente administrativa da Receita Cristina Maris Ribeiro, responsável pelo sumiço do documento, foi condenada pela Justiça a quatro anos e onze meses de prisão em janeiro deste ano pelo desaparecimento do processo.  
A investigação do Ministério Público mostrou que ela agia para beneficiar empresas devedoras do fisco por meio de fraudes no sistema eletrônico. No caso da Globopar, Cristina foi até a repartição em que trabalhava, quando estava de férias, e saiu levando em uma sacola os milhares de páginas do processo.  
Além do deputado Protógenes Queiroz (PCdoB-SP), estão confirmadas as presenças na reunião dos parlamentares Acelino Popó Freitas (PRB-BA), Antonio Bulhões  (PRB-SP), Cleber Verde (PRB-MA), George Hilton (PRB-MG), Johnathan de Jesus (PRB-RR), Márcio Marinho (PRB-BA), Oliveira Filho (PRB- PR-Suplente), Otoniel Lima (PRB-SP), Vilalba (PRB-PE) e Vitor Paulo (PRB-RJ).

Nenhum comentário: