Desde o dia 24 de setembro, os jornalistas brasileiros podem participar do 
mais amplo levantamento sobre o perfil da profissão já feito no país, 
respondendo a um questionário detalhado disponível na internet. O projeto de 
pesquisa, do Núcleo de Estudos sobre Transformações no Mundo do Trabalho da 
Universidade Federal de Santa Catarina (TMT/UFSC) tem o apoio da Federação 
Nacional dos Jornalistas (Fenaj), do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo 
(FNPJ) e da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor).
Outros trabalhos semelhantes
  
Pesquisas semelhantes já foram realizadas dentro e fora do Brasil. Nos casos brasileiros os trabalhos limitaram-se a analisar públicos mais reduzidos, como são os casos de Heloiza
Herscovitz, (2000), que analisou jornalistas de São Paulo, de Isabel Siqueira Travancas (1983), que analisou o perfil do jornalista carióca, e de Chico Sant'Anna, editor deste blog, que analisou para sua tese de doutorado o perfil dos jornalistas que cobrem o Congresso Nacional, em Brasília, para a imprensa tradicional comparativamente aos que são contratados pelo Senado Federal para atuar em suas mídias parlamentares. Em Portugal, Joaquim Trigo de Negreiros (2004), realizou pesquisa semelhante.
Os resultados obtidos com a participação espontânea dos profissionais serão 
comparados a dados colhidos junto a 1.102 jornalistas, uma amostra selecionada 
entre mais de 92 mil nomes de registrados em funções jornalísticas, em relações 
fornecidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego. É a primeira vez que uma 
pesquisa com jornalistas brasileiros vai comparar dados de websurvey com 
levantamentos por amostragem.
"O uso de internet para a realização de pesquisas quantitativas ainda é 
recente no Brasil", observa o coordenador da pesquisa, o professor Jacques Mick, 
do Departamento de Sociologia e Ciência Política da UFSC. "Não temos como saber, 
a priori, se a participação espontânea dos jornalistas com acesso à internet 
corresponderá à distribuição do conjunto da categoria. Por isso, optamos por 
comparar os dados obtidos por meio de duas estratégias distintas de pesquisa", 
explica.
A equipe de pesquisa, formada por professores e alunos de graduação, mestrado 
e doutorado, está desenvolvendo ações de divulgação do link para o questionário 
por email, redes sociais e sites de notícias. Os jornalistas são convidados a 
responder e a compartilhar com os colegas os links para o questionário. Fenaj, 
FNPJ e SBPJor ajudarão a divulgar os canais de coleta de dados. Os jornalistas 
registrados que integram o plano amostral estão sendo localizados desde 17 de 
setembro pela internet ou por telefone e convidados a participar.
O questionário para participação direta está disponível na página da pesquisa 
na internet - http://perfildojornalista.ufsc.br, onde há mais informações sobre os 
objetivos, a equipe e os procedimentos metodológicos. O questionário também está 
disponível em https://pt.surveymonkey.com/s/perfil_jornal_aberto. O tempo médio de 
preenchimento é de apenas dez minutos.
(Mais informações com o Prof. Jacques Mick, no telefone (48) 9982-8495 ou no 
email jacques.mick@ufsc.br.) 
Fonte: Fenaj
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