Caros leitores e leitoras.

quinta-feira, 12 de maio de 2011

TV Cidade Livre - canal comunitário do DF - comemora 13 anos

Enviado por Beto Almeida

Sessão solene na Câmara Legislativa homenageia o canal comunitário e, na ocasião, nova diretoria toma posse

Uma sessão solene e um coquetel é a homenagem que a TV Cidade Livre – o canal comunitário – vai receber na terça-feira (17), da Câmara Legislativa, pelos seu 13º aniversário. Aberto ao público e organizado pelo deputado distrital Wasny de Roure (PT), o evento vai reunir, a partir das 19h, no auditório da Casa, desde lideranças dos movimentos popular, sindical e estudantil da cidade até empresários, políticos, jornalistas, dirigentes do governo federal, distrital e representantes de outros países.
Em mais de uma década de atuação na capital federal, é a primeira vez que o canal comunitário comemora seu aniversário. Na solenidade, a nova diretoria da TV, eleita no fim do ano passado, vai tomar posse. Reconhecida como instrumento de resistência e de democratização da comunicação em virtude da abertura para temas e setores sociais não contemplados pelas TVs comerciais, a TV Cidade Livre foi elogiada por pelo menos 18 deputados distritais.
Cabo Patrício (PT) considera importante ter um canal comunitário e não um que vise apenas ao lucro, “como ocorre com as demais emissoras do Distrito Federal”, disse.
Reconhecida por parlamentares dos mais variados partidos e tendências políticas diferentes, a TV é vista pela deputada distrital Celina Leão (PMN) como essencial à cidade porque, na avaliação dela, além do direito à informação, o brasiliense precisa de uma “informação sem lado”, disse. “Sabemos que é importante sim ter uma TV como a Comunitária, que participa do dia a dia do brasiliense, acompanha a política, a economia. Acho que é isso que o cidadão precisa”, diz.
O deputado Chico Vigilante (PT) ressaltou o fato de a “TV Comunitária dar espaço, dar vez aos sem-voz e sem-vez, que são os movimentos sociais, especialmente os movimentos da periferia”. O deputado Cláudio Abrantes (PPS) disse que a ela é importante e extraordinária porque oferece informação isenta de todos os vícios comerciais e políticos e, por isso, “tem de ser mantida e fortalecida”, defendeu.
A deputada Rejane Pitanga (PT) parabenizou a TV pelos 13 anos de contribuição “para a democratização dos meios de comunicação e o acesso da sociedade a muitas informações”. O deputado Washington Mesquita (PSDB) destacou o “papel relevante porque é ela que está próxima à sociedade”, afirma. Wasny de Roure (PT) disse que a TV Cidade Livre é importante porque “tem capilaridade e envolvimento com a comunidade, consequentemente, faz com que o diálogo que traz para a sociedade coletivize problemas que aparentemente são pequenos, além de dar identidade e similitude a outras demandas da sociedade”, afirmou.
Símbolo de resistência e de divulgação das diversas realidades da capital federal, a TV Cidade Livre foi parabenizada pelo deputado distrital Agaciel Maia (PTC): “– Vocês estão mais uma vez de parabéns porque dão espaço na mídia para setores que hoje, a cada dia que passa, são mais relevantes para a população”. O deputado Chico Leite (PT) reconhece que “num país em que poucas famílias dominam cerca de 90% dos meios de comunicação e em que, em muitos casos, os meios de comunicação são usados como instrumentos de poder e de dominação, a existência de uma TV comunitária, aberta ao público e ao debate da comunidade, bem como aos interesses das pessoas comuns, dos cidadãos como nós, significa a democratização dos meios de comunicação. É um sonho que todos nós temos”, garante.
_____________________________________________________________________________
História - Um canal para a liberdade de expressão e a promoção da cidadania

A emissora é a concretização de um sonho de várias entidades e militantes da área da comunicação de Brasília. Pioneira no País, a TV Cidade Livre fez sua primeira transmissão em 13 de agosto de 1997 e, desde então, oferece uma programação alternativa, com a qual contribui com o direito de liberdade de expressão e a promoção da cidadania. A primeira reunião da TV ocorreu no Sindicato dos Jornalistas, em fevereiro de 1996, com mais de 30 instituições, todas ainda filiadas à Associação das Entidades Usuárias de Canal Comunitário no DF.
A TV começou com duas horas de programação por dia, porém, há muitos anos ela está 24 horas no ar, com várias parcerias e produção própria, registrando o movimento cultural, estudantil, sindical e as lutas populares, como as marchas do MST, os protestos do movimento pelo passe livre e tantos outros que agitam a capital federal. Na luta pela promoção da cidadania, o canal sediou a central do plebiscito que repudiou a Alca e a base militar dos EUA em Alcântara; seminários de democratização da comunicação; debates sobre o Fórum Social Mundial e a Conferência Nacional de Comunicação. O canal comunitário mostra o que acontece nas Américas transmitindo o Telejornal da TeleSUR, diariamente, às 22h. Além da Telesur, ela tem outros parceiros.
Atualmente, a TV Cidade Livre transmite ao vivo, todos os dias, de 19h às 19h30, o telejornal da recém-criada TVT – TV dos Trabalhadores – e oferece à sociedade, gratuitamente, o acesso público ao vivo toda sexta-feira. Em seu acervo, a TVComDF tem mais de 4 mil fitas com manifestações sociais, sindicais e estudantis em Brasília, entre as quais mais de 200 horas com os músicos da cidade. Tudo isso comprova que a TV Cidade Livre cumpre o papel próprio de um canal comunitário: público, plural, contra-hegemônico, aberto à comunidade, sintonizado no dia a dia da classe trabalhadora e nas reivindicações dos movimentos sociais.

Nenhum comentário: