Editora Abril, controlada pela família Civita, anunciou que
não mais publicará a revista Playboy, um dos mais tradicionais títulos da casa,
que estava presente há 40 anos no mercado editorial. Em crise financeira, a
Abril, que também edita Veja, decidiu ainda fechar os títulos Men's Health
e Woman's Health. A empresa tem encontrado dificuldades para se adaptar à era
digital não apenas no mercado erótico, como também em outras áreas de atuação;
novas revistas poderão ser fechadas nos próximos meses e a própria Abril pode
ser vendida.
Segundo a revista Imprensa, em razão da medida, doze
jornalistas que atuavam nas publicações foram demitidos. O resto da equipe será
distribuída em outras redações da editora.
Em nota oficial, a Editora Abril informou que a decisão faz
parte de uma "estratégia de reposicionamento focado nas necessidades dos
leitores e do mercado" iniciado há um ano com a "revisão do portfólio
de produtos e a radical readequação das ofertas Abril à sua audiência,
anunciantes e agências". As marcas serão publicadas pela última vez no
próximo mês de dezembro. A Abril informou ainda que os assinantes destas revistas,
depois, "poderão optar por outra revista do portfólio Abril, nas versões
impressa ou digital".
Com uma linha editorial agressiva, a Abril tem encontrado
dificuldades para se adaptar à era digital não apenas no mercado erótico, como
também em outras áreas de atuação – novas revistas poderão ser fechadas nos
próximos meses e a própria Abril pode ser vendida.
A retirada de circulação das revistas dá, segundo o
comunicado da editora, "continuidade à estratégia de reposicionar-se
focando e dirigindo seus esforços e investimentos às necessidades dos leitores
e do mercado". O presidente da Abril, Alexandre Caldini, informou que os
novos investimentos em expansão digital ancoradas por Big Data e Branded
Contente. "Temos marcas fortes, marcas respeitadas, que pautam o país em
moda, beleza, política, negócios e diversos outros temas, como o mercado
automotivo, design e decoração. O que estamos ofertando ao mercado publicitário
com muito sucesso é a Jornada do Consumidor. Nossos anunciantes acompanham seu
grupo definido de consumidores nos ambientes on e off-line - na web, nas redes
sociais, em nossos sites, em nossas revistas, no mobile, onde seja -, entrando
assim nas conversas que definem as decisões dos consumidores.".
Cortes anteriores
Além dos três títulos, a Abril já havia se desfeito de
algumas outras marcas em 2015. Em junho, a editora havia demitido 120
funcionários e vendido títulos como Placar, Contigo, Você SA, Você RH, Ana Maria,
Tititi e Arquitetura e Construção, repassadas à Editora Caras. No mesmo mês, a
revista Educar para Crescer foi descontinuada e Guia Quatro Rodas incorporada
às revistas Viagem e Turismo, Veja São Paulo e Veja Rio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário