Qualidade do serviço ficou abaixo do verificado nos últimos três anos. Oi, Vivo e Tim tem os piores desempenho no atendimento de metas.
O indicador de medição geral da qualidade do serviço de
banda larga fixa recuou para 59,5% do atendimento das metas no primeiro
semestre deste ano. De acordo com relatório
divulgado pela Anatel na quinta-feira, 19/11, este percentual
ficou abaixo dos índices de cumprimento de metas verificados durante
os anos de 2012 (70,94%), 2013 (70,55%) e 2014 (67,85%).
As metas relativas à reação do usuário tiveram o pior
desempenho: ficaram em 54%, ante 66,8% do ano passado e 80,1% alcançados em
2013. Também caíram os índices referentes a atendimento e rede. Os indicadores
que se destacaram com o maior percentual de descumprimento de metas, no
primeiro semestre de 2015, foram o de perda de pacote (29,8% das medições
ficaram na meta) e o de solicitações de reparo (apenas 12,9% das medições
ficaram na meta).
A Cabo Telecom apresentou, proporcionalmente, o maior
percentual de cumprimento de metas, com 92,3% de um total de 78 indicadores
referentes à área geográfica onde se encontra em efetiva operação, seguida pela
Algar (86,7% de 240), Sky (78% de 686), América Móvil (75,4% de 1854), GVT
(69,3% de 1458), Sercomtel (66,7% de 78), TIM (50% de 834), Vivo (44,5% de 834)
e Oi (31,9% de 1992).
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