Caros leitores e leitoras.

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Conselho Curador da EBC apoia projeto que torna a Voz do Brasil Patrimôniio Cultural Imaterial do Povo Brasileiro


O Conselho Curador da Empresa Brasileira de Comunicação - EBC, em sua reunião do último dia 17 de abril, aprovou, por unanimidade, moção a ser encaminhada à Comissão de Educação do Senado Federal e ao CCS (Conselho de Comunicação Social) do Congresso, de apoio ao projeto de tornar a Voz do Brasil Patrimônio Cultural Imaterial do Povo Brasileiro, que está tramitando no Senado.  
Por sua trajetória histórica, importância para a integração nacional e contribuição para a construção da cidadania brasileira, teve início em Brasília um movimento de preservação da Voz do Brasil. Nascido entre jornalistas e radialistas da cidade, o movimento conta com apoio da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Federação Interestadual dos Radialistas (Fitert), sindicatos dos jornalistas do Distrito Federal e do Estado do Rio, sindicato dos radialistas do DF, Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Central Geral de Trabalhadores do Brasil (CGT-B), CNBB, MST e outras entidades civis.

O movimento "Em Brasília 19 Horas" defende a preservação desse importante instrumento de comunicação e o seu tombamento como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. O país não pode perder seu informativo radiofônico mais antigo do mundo. A proposta foi abraçada pela ex-senadora Marinor Brito (PSOL-PA), que em 2011 apresentou na forma de projeto de lei. Este conta com apoio pluripartidário, dentre outros, do senador Roberto Requião (PMDB-PR), Benedito de Lira (PP-AL) e da senadora Vanessa Graziotin (PCdoB-AM).
O projeto está para análise na Comissão de Educação do Senado Federal, a relatora é a senadora Ana Rita (PT-ES)

Um comentário:

Eduardo Mamcasz disse...

Preclaro Chico, pois acho uma grande besteira. Voz do Brasil é coisa da Ditadura do Getúlio Vargas, Estado Novo. Não tem que ser obrigatório. E quem é este Conselho Curador da EBC? Por que não passar então a Voz para o Senado, a CUT ou sei lá o que? A Vó já devia ter-se tornado não-voluntariosa há muitos idos..Abss.AH. Eu não sou um Robô. kkkk