Com base no Mobile Time
Ler jornal
ou revistas no banheiro já é coisa fora de moda. Agora, para ocupar o tempo
ocioso, o brasileiro tem novos hobbies. Com o avanço da tecnologia as atenções
estão voltadas para os telefones inteligentes. Segundo pesquisa realizada pelo Ibope
Media, 18% dos brasileiros detentores de smartphone tem por
hábito usá-lo no banheiro.
A situação
em que o brasileiro mais costuma usar o seu smartphone é quando está em espera,
seja numa fila ou no trânsito, por exemplo. Essa foi a resposta mais comum,
citada por 60% dos cerca de 700 entrevistados pela Ibope Media em fevereiro
passado, na primeira edição da Mobile Report, sua nova pesquisa que pretende
acompanhar mensalmente os hábitos dos brasileiros com seus smartphones. 45% dos
entrevistados disseram costumar usar o aparelho antes de dormir; 29%, assim que
acordam; 23%, enquanto assistem TV; e 18%, no banheiro. Era permitido dar mais
de uma resposta.
Entre as
aplicações mais acessadas pelos brasileiros em seus smartphones, as redes
sociais ficaram em primeiro lugar, usadas por 78,8% dos consumidores. Email
veio em segundo (75,9%), seguido de notícias (57,9%), música (47,4%) e
entretenimento (43,8%).
M-commerce
De acordo
com a pesquisa, 13% dos entrevistados já realizaram algum tipo de compra pelo
celular. O número, contudo, inclui bens físicos e digitais. Ou seja, a compra
de um aplicativo móvel na App Store ou no Google Play também é computada. Por
sinal, dentre aqueles que fizeram alguma compra, os aplicativos móveis aparecem
como o item mais citado (37%), seguido por ingressos de eventos (27%) e moda
(22%). 19% disseram ter comprado algum produto eletrônico e 12%, algum
eletrodoméstico. Chama a atenção o valor das compras feitas pelo smartphone:
36% disseram ter gasto mais de R$ 300. 15% gastaram até R$ 30; 10%, até R$ 60;
18%, até R$ 100; 11%, até R$ 200; e 9%, até R$ 300.
E 53% de todos
os entrevistados disseram que costumam comparar preços de produtos em lojas
físicas através de seus smartphones. A pesquisa também revela que o brasileiro
presta atenção em anúncios móveis. 40% disseram ter reparado em cupons de
descontos recebidos no celular; 28%, em promoções relâmpago; e 24%, em
promoções georreferenciadas.
De acordo com o Ibope Media, o sistema
operacional Android é o mais popular no Brasil, presente em 59% dos smartphones
do País. O iOS responde por 9%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário