No dia 13 de fevereiro, a Unesco celebra o Dia Mundial do Rádio [en]. O evento reúne profissionais da área, defensores do rádio, criadores e emissoras para aprimorar e festejar o rádio em todo o mundo. A UNESCO reconhece que, em situações de emergência, o rádio pode ser a melhor maneira de fazer chegar informações àqueles que mais precisam – e, em outros momentos, ele também pode ajudar a mobilizar as pessoas em torno de assuntos que afetam o seu dia a dia.
O site da UNESCO cita o arcebispo Desmond Tutu:
““… o rádio é o meio de comunicação mais importante no continente africano. É dele que as pessoas recebem notícias e informações, e é nele que assuntos são debatidos. O rádio é onde as comunidades falam – onde elas discutem coisas que as afetam especificamente e encontram soluções para os próprios problemas.”
O evento enfoca certas áreas, entre elas o uso do rádio para representar a juventude
Ao longo dos últimos dez anos, projetos de rádios jovens têm surgido em todo o mundo em vários formatos. Da Bolívia a Bangladesh, de Nova York a Nova Délhi, e de Kinshasa a Kuala Lumpur, estações de rádio têm enxergado os benefícios de incluir a juventude em suas ondas. Ao colocar jovens na direção, elas estão criando oportunidades para o diálogo e ampliando seu público jovem.
A Unesco também apóia projetos de rádios jovens em todo o mundo, como, por exemplo, este projeto na zona rural do Zâmbia:
Clique para ouvir
A Unesco também reconhece a importância do tradicional Palestrante convidado para o evento, Oldrich Cip escreve sobre o rádio de ondas curtas [en] em um ambiente de mudanças midiáticas e sobre a importância de preservar essa tecnologia para o uso em certas situações, devido ao seu caráter acessível.
Confira se haverá uma comemoração na sua região. O evento principal ocorrerá no escritório da UNESCO em Paris [en], e o programa de rádio [en] será transmitido ao vivo em todo o mundo.
Você também pode participar de onde quer que esteja! Esta
plataforma online do Comitê do Dia Mundial do Rádio organiza trocas de arquivos
sonoros (de no máximo um minuto) como forma de promover este veículo de
comunicação. Você pode produzir e enviar
um áudio [en], não importa qual seja a sua relação com o mundo do
rádio (emissora pública, emissora privada, rádio comunitária, produtor
independente, ouvinte, fã…).
Você pode usar este mapa interativo [en] para
encontrar uma comemoração no seu país ou registrar um evento que você esteja
organizando.
Nenhum comentário:
Postar um comentário