Um espaço para os campos da Informação e da Comunicação e sobre eles abrir um debate com os leitores. Análises, artigos, avisos, concursos, publicações... Aqui você encontrará de tudo um pouco. Os textos poderão ser em português, espanhol, inglês ou francês.
quinta-feira, 13 de dezembro de 2012
Jornalistas e Radialistas fecham acordo com EBC e suspendem indicativo de greve
Chega ao final o impasse na negociação da data-base 2012 da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), holding que congrega a TV Brasil, Canal NBR, Agência Brasil de Notícias e Rádio Nacional, esta responsável pela produção da primeira meia-hora do programa A Voz do Brasil.
Em assembleia realizada na quarta-feira (12/12), na sede da empresa, em Brasília, os trabalhadores aprovaram a última contraproposta da diretoria da empresa. Com isso, foi cancelada a paralisação dos empregados que havia sido aprovada na semana passada e estava prevista para esta quinta-feira (13).
A proposta aprovada prevê:
- Reajuste salarial de 5,45% (índice da inflação);
- Aumento de 12% no tíquete-alimentação;
- Ampliação em 20% do valor do auxílio-pessoas com deficiência;
- Acréscimo na ocupação nos cargos de coordenação por concursados de 40% para 60%.
Os representantes dos sindicatos dos Radialistas e Jornalistas, bem como da Comissão dos Empregados da EBC e da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Comunicação e Publicidade (Contcop), presentes à assembleia, consideraram a contraproposta da empres a limitada, apesar de estar de acordo com a conjuntura política e econômica, e avaliam que os benefícios conquistados só foram possíveis por causa da mobilização dos trabalhadores.
"Durante a maior parte da negociação, a proposta da direção da empresa era zero de ganho real tanto no salário quanto nos benefícios. E a questão de aumentar o número de pessoas do quadro em cargos de coordenação já havia sido rejeitada pela empresa várias vezes. Não é o que queríamos, mas houve avanço a partir da mobilização dos trabalhadores", destaca a primeira-secretária do Sindicato dos Jornalistas, Juliana Cézar Nunes.
"Esbarramos na intransigência do governo federal em um pleito que não teria impactos significativos no orçamento. Mas graças à mobilização e pressão dos trabalhadores, fomos além do que o Ministério do Planejamento e a direção da empresa estavam oferecendo. Embora longe do que queríamos, esses avanços são frutos da nossa luta e mere cem ser reconhecidos", afirma Jonas Valente, secretário-geral do SJPDF.
Marcadores:
Acordo Salarial,
campanha salarial,
data-base,
EBC,
SJP-DF
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário