Caros leitores e leitoras.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

África é tema de série de documentários na TV Brasil



A segunda temporada do Nova África estréia no dia 27 de setembro na TV Brasil. O programa foi criado em 2009 e a sua finalidade é tornar a África mais conhecida dos brasileiros, apresentando, debatendo e explicando a sua realidade. A proposta do programa pode também ser traduzida como uma oportunidade de mostrar aos brasileiros um continente que está em constante e rápida transformação.
Esta nova temporada do Nova África vai mostrar o continente africano a partir do olhar de seus filhos. A partir de relatos pessoais, temas como política, economia, cultura popular, tecnologia, meio ambiente, turismo, saúde serão abordados em 26 capítulos de 26 minutos cada um. Com uma linguagem jornalística, objetiva e isenta o programa parte do individual para o coletivo, do contemporâneo para o histórico e, assim, vai visitar o passado e o presente dos povos africanos e fazer a conexão com outros lugares, principalmente, com o Brasil.


Veja aqui o vídeo com a chamada do programa

  


Muitas novidades vêm com a nova temporada. Os temas são explorados por três repórteres que visitaram 30 países africanos para produzir os 26 programas. Dina Adão é a primeira repórter africana em uma TV brasileira. Nascida na Guiné Bissau, a repórter traz para o programa o conhecimento e a intimidade com temas da África. Dina Adão já trabalhou na Rádio nacional da Guiné Bissau e foi apresentadora do Jornal da Noite na TV de seu país. A série conta ainda com Aline Maccari, que já teve passagem por vários outros canais de televisão brasileiros, e com o músico e documentarista Márcio Werneck.

Os três repórteres do Nova África vão mostrar aos brasileiros uma África que está em constante transformação. Nova África traz ao público brasileiro um continente que é reconhecida em todo o planeta por seus grandes contrastes. Com quase um bilhão de habitantes, o continente africano apresenta taxas de crescimento econômico superiores à média mundial e representa quase um quinto da população mundial. A trilha original do programa é do músico Moreira Chonguiça. Moçambicano e ganhador de diversos prêmios internacionais, o saxofonista criou uma trilha envolvente e que vai marcar os telespectadores.

Nenhum comentário: