Caros leitores e leitoras.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Dois jornalistas suecos condenados a 11 anos de prisão na Etiópia

Do portal África 21

Dois jornalistas suecos, Johan Persson e Martin Schibbye, acusados de apoio ao terrorismo e de entrada ilegal na Etiópia, foram condenados terça-feira por um tribunal etíope a 11 anos e seis meses de prisão. Segundo o presidente do tribunal, Shemsu Sirgaga, os dois homens deveriam cumprir penas mais longas, mas o facto de eles nunca terem sido condenados e serem responsáveis de famílias jogou a seu favor.

Após a condenação, os grupos de defesa dos direitos humanos e o Governo sueco acentuaram as pressões sobre a Etiópia para obter a libertação imediata dos jornalistas.
"Vamos discutir com os nossos advogados para saber se vamos interpor recurso e de qual maneira", declararam os dois jornalistas depois de deixar a sala de audiência.
Depois de Persson e Schibbye serem acusados dos crimes de que foram declarados culpados a semana passada, os procuradores federais pediram penas severas.
Soldados etíopes tinham capturado os dois jornalistas em julho durante uma troca de tiros com um grupo rebelde em Ogaden e um mês depois de o Governo declarar a Frente de Libertação Nacional de Ogaden (ONLF) grupo terrorista.
Os dois jornalistas aceitaram as acusações de entrada ilegal no território etíope pela Somália, mas refutaram as de terrorism
o.

Nenhum comentário: