Caros leitores e leitoras.

domingo, 29 de janeiro de 2012

Globo lança vespertino só para Ipad

Publicado originalmente na Brasil 247



Um dinossauro da mídia tradicional, “O Globo”, da família Marinho, decidiu lançar o segundo jornal voltado para tablets no Brasil, batizado como “Globo a mais”. O primeiro foi este Brasil 247, que chegou ao mercado em março de 2011, apostando na inovação e na informação de qualidade sem custo algum para o leitor. 
Enquanto veículos da mídia tradicional buscam encontrar um caminho para cobrar pelo conteúdo, uma vez que carregam pesados custos do papel e da distribuição, o Brasil 247 pretende ampliar a oferta de conteúdo gratuito nos próximos meses. Já fazem parte da rede 247 jornais regionais, como Rio 247, Brasília 247, Bahia 247 e Pernambuco 247 – nas próximas semanas, outros virão. Além disso, dentro do aplicativo do Brasil 247, podem ser baixadas as revistas Oásis, sobre espiritualidade e bem-estar, Motor 247, sobre automóveis, Seu Dinheiro, sobre finanças pessoais, e Olímpica, sobre a Rio 2016.
O produto da família Marinho será lançado nesta segunda-feira e sua edição será publicada sempre às 18h, com conteúdos exclusivos para iPad e outros tablets. A assinatura digital do Globo custa R$ 29,90 por mês. De todo modo, mesmo sendo pago, o “Globo a mais” reforça uma tendência: a de migração acelerada do leitor em papel para as plataformas digitais. Nós aplaudimos a iniciativa. A concorrência é bem-vinda.
Leia, abaixo, a matéria do globo.com que anunciou a chegada do “Globo a mais”:
RIO - Na segunda-feira, quando estiver começando mais um cinematográfico entardecer do verão carioca, os leitores do GLOBO conhecerão um produto pioneiro, que une o melhor do jornalismo com uma nova experiência de leitura. De segunda a sexta-feira, às 18h, estará disponível “O Globo a Mais”, um produto com conteúdo exclusivo desenvolvido para tablet — neste domingo será publicada uma edição extra de apresentação. A publicação, o primeiro vespertino digital do país, terá reportagens exclusivas, o resumo das notícias do dia em textos e imagens, fotogalerias e dicas de cultura e programação. A novidade vai se incorporar ao aplicativo do GLOBO no iPad. A edição digital do jornal será mantida no produto.
Do “Globo a Mais” fará parte o primeiro time de colunistas do jornal: Agostinho Vieira, Ancelmo Gois, Artur Xexéo, Fernando Calazans, Flávia Oliveira, George Vidor, Joaquim Ferreira dos Santos, Merval Pereira, Míriam Leitão, Patrícia Kogut, Pedro Doria, Renato Maurício Prado e Ricardo Noblat. Todos terão colunas inéditas, em texto, áudio ou vídeo, ao longo da semana.
A seleção será reforçada por colunistas exclusivos do “Globo a Mais”: Adriana Barsotti, Aydano André Motta, Flávia Barbosa, Gilberto Scofield Jr., José Casado, Luiz Fernando Vianna, Maria Fernanda Delmas e Sérgio Fadul terão espaço cativo nas edições.
No primeiro mês, o “Globo a Mais” será gratuito, para todos os usuários de iPad. Daí em diante, o produto fará parte da assinatura digital, vendida no aplicativo do GLOBO disponível na loja da Apple desde maio passado. Por R$ 29,90 mensais (para os assinantes exclusivamente digitais), R$ 10 (para quem assina o jornal de papel) ou US$ 1,99 (venda avulsa, que dá direito a jornal e vespertino), os leitores terão acesso, via tablet, a todo o conteúdo produzido pelos nossos jornalistas, no Rio, São Paulo e Brasília, além dos correspondentes no Brasil e no mundo.
— O GLOBO continua firme em seu propósito maior, a entrega de conteúdo de alto valor em todas as plataformas. O mercado de tablets vem crescendo de forma exponencial e deve triplicar no Brasil em 2012 — prevê Marcello Moraes, diretor-geral da Infoglobo. — A nova versão do GLOBO no iPad é o resultado do trabalho de uma equipe motivada, talentosa e incansável, que soube criar um produto pioneiro e inovador.
Diretor de Redação do GLOBO, Ascânio Seleme ressalta a aposta num produto exclusivo, como pede o novo mercado.
— Decidimos investir num produto concebido totalmente para essa nova plataforma, essa nova forma de leitura. O momento em que ele estará disponível, às 18h, reabilita o conceito dos jornais vespertinos, que circulavam com as notícias fresquinhas, no fim da tarde — sublinha. — A vantagem é que o “ Globo a Mais” acrescenta recursos multimídia a essa experiência de leitura.
Editor-executivo de Plataformas Digitais do GLOBO, Pedro Doria atesta o pioneirismo do produto que estreia na segunda.
— É um passo inédito no Brasil: um produto diário, de uma das mais tradicionais empresas jornalísticas do país, pensado exclusivamente para tablets. Nem web, nem papel, algo realmente novo.
Adriana Barsotti , editora responsável pelo novo produto, lembra a importância das pesquisas com os leitores — ferramenta de forte influência nas decisões da Infoglobo — para formatar o vespertino. As amostragens ajudaram a estruturar o produto.
— Nossas pesquisas mostraram que metade dos leitores gostaria de receber no fim da tarde um resumo das notícias do dia, antes de voltar para casa, e a outra metade preferia ler reportagens especiais, colunas e artigos mais para o fim do dia, antes de dormir, num momento de leitura mais relaxado. Procuramos equilibrar o noticiário para atender aos dois grupos.
Desenhado pelo escritório catalão Cases i Associats, o projeto gráfico do “Globo a Mais” foi concebido para valorizar as funcionalidades do tablet.
— Tentamos construir um produto digital com um vínculo de marca muito forte com o impresso. Para isso, adotamos as tipografias utilizadas no jornal. Depois, procuramos criar um ambiente próprio do iPad onde as funcionalidades fossem mais intuitivas, apostando fortemente numa das características mais fortes do tablet, o toque — descreve o designer Francisco Amaral, diretor do escritório e autor do trabalho. — Por fim, procuramos privilegiar a leitura confortável, mas com surpresas ao leitor, combinando conteúdos de leitura mais densa e peças de estrutura visual mais surpreendentes e com maior presença multimídia.
Jornalismo criativo, com profundidade e contemporâneo, para fechar o dia dos leitores.
Todo dia, reportagens multimídia, dicas e entrevistas
O champanhe que é produzido no interior do Estado do Rio; o rei do trânsito, que voa sobre os engarrafamentos; os novos vilões no cinema e no imaginário dos Estados Unidos; a história e as histórias do Galeão. Estas são algumas reportagens que estarão nas primeiras edições do “Globo a Mais”. Produzidas pela equipe do vespertino e pelos jornalistas do GLOBO, serão uma aposta radical na linguagem multimídia, enriquecidas com vídeos, galerias de fotos, áudios e toda a interatividade que a tecnologia permite.
As colunas também serão exclusivas para o vespertino. Ancelmo Gois, por exemplo, fará comentários em vídeo. Joaquim Ferreira dos Santos oferecerá aos leitores uma crônica exclusiva. Entre os colunistas que estarão somente no “Globo a Mais”, Sérgio Fadul escreverá sobre o dia a dia de Brasília; Gilberto Scofield Jr., diretamente de São Paulo; e Flávia Barbosa enviará relatos de Washington, onde será correspondente.
Um resumo dos principais acontecimentos do dia
E mais: todas as edições oferecerão dicas multimídia, antecipando tendências, lançamentos e eventos em áreas como literatura, cinema, TV, teatro, gastronomia e viagens. Os autores serão os especialistas de cada área, que escrevem habitualmente no GLOBO.
Outra seção fixa é o Giro, o resumo dos principais acontecimentos do dia, com os protagonistas dos fatos, as frases mais importantes e notas curtas, para leitura rápida. Em seguida, as fotos mais marcantes do dia, numa fotogaleria criada para iPad. No fim de cada edição, a Imagem a Mais terá uma foto do acervo do GLOBO, um dos mais ricos do nosso jornalismo.
— Vamos investir em novos ângulos das notícias, no inusitado, nas discussões profundas. Como o próprio nome diz, é uma leitura a mais. E tudo com a interação lúdica que os tablets proporcionam — explica a editora do “Globo a Mais”, Maria Fernanda Delmas.

Nenhum comentário: