Landell, segundo explica o biógrafo, patenteou o rádio no Brasil e nos Estados Unidos. “Eu consegui aprofundar uma série de aspectos nessa nova pesquisa. Tem uma informação também que eu considero muito importante é que a invenção dele nos Estados Unidos foi reconhecida por outros inventores. Consegui encontrar provas disso (e estão no livro)”.
Com poucos recursos financeiros, foi pioneiro na transmissão da voz por ondas de rádio, projetou a televisão etc. Abriu a porta que, nos tempos modernos, viabiliza diversas invenções sem fio, como o telefone celular. Envolto, porém, no conflito secular entre obscurantismo e ciência, teve os sonhos despedaçados, ficando à margem da memória oficial.
Sobre Landell de Moura, leia também:- Há 150 anos nascia o brasileiro que inventou o rádio
- Landell de Moura é tema de documentário na TV Senado
- Landell de Moura, inventor do rádio, completaria 151 anos neste 21/1
- Landell de Moura recebe o título de Cidadão Paulistano (in memoriam)
- Marco da primeira transmissão de rádio do mundo será inaugurado no dia 20, no Colégio Santana, em São Paulo
- Oito e-livros sobre rádio disponíveis gratuitamente na internet
A obra postula um lugar na galeria dos gênios das telecomunicações para o brasileiro que inventou o wireless.
Você pode assistir aqui ao documentário sobre Landell de Moura, dirigido por Deraldo Goulart
O Autor
Hamilton Almeida é jornalista. Começou a pesquisar as façanhas do Padre Landell ainda estudante na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Não parou mais até esculpir esta obra-mestra. Iniciou a carreira profissional em São Paulo, como repórter da agência Telenotícias, do Grupo Visão.
Em Porto Alegre, foi repórter de economia do jornal Zero Hora por mais de uma década. Em Buenos Aires, correspondente de ZH e, depois, da Gazeta Mercantil Latino-Americana, além de colunista da revista Imprensa e colaborador da rádio BBC, de Londres, para assuntos de economia.
Investigações na capital do país vizinho levaram à escrita de Sob os olhos de Perón: o Brasil de Vargas e as relações com a Argentina (Record, 2005). De volta ao Brasil, atuou na CDN e é colaborador da revista Química e Derivados.
Serviço:
- Título: Padre Landell: o brasileiro que inventou o wireless
- Autor: Hamilton Almeida
- Prefácio: Gildo Magalhães
- Número de páginas: 344 - Formato: 16 x 23 cm
- ISBN: 978-85-524-0224-4.
Nenhum comentário:
Postar um comentário