Caros leitores e leitoras.

sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

Jornal Brasil Popular completa 3 anos de vida


O Jornal Brasil Popular completa três anos de existência, nesse período foram 66 edições, de em média 20 mil exemplares, as vezes mais. Tudo distribuído gratuitamente em todo o país, principalmente em concentrações populares, como a Rodoviária de Brasília.
O jornal é fruto da iniciativa colaborativa de jornalistas e de cidadãos, militantes progressistas, preocupados com o rumo do Brasil. Tanto no seu custeio, criação e circulação, todos participam. A redação principal fica na Capital Federal, mas ele é impresso em diferentes cidades do país.
Abaixo uma reflexão dessa experiência pelo editor executivo, Eduardo Ramos.


Por Eduardo Ramos
A decisão de montar um jornal, em tempos de crise política que o Brasil vem vivendo nos últimos anos, não é decisão fácil. Sobretudo por ser um jornal democrático, dirigido a defender as causas populares, os interesses nacionais e, principalmente, por ter nascido para alertar para um golpe de Estado que visava derrubar – como derrubou – a presidenta eleita, Dilma Roussef.
Mais do que isto, o Jornal Brasil Popular denunciava que o golpe de Michel Temer visava entregar o petróleo, desnacionalizar a economia e, fundamentalmente, prender Lula. Alertamos para a necessidade, estando no governo, de se organizar uma resistência para defender a democracia, com o uso corajoso dos meios de comunicação, de acordo com a lei que condena a conspiração ilegal, e, fundamentalmente, convocando o povo a sair às ruas e defender a presidenta eleita pelo voto.
O governo Dilma não organizou a resistência, não organizou meios de comunicação em defesa da legalidade democrática – como fizera Leonel Brizola, em 1961, derrotando o golpismo.  Ao contrário, minimizou o perigo, manteve o financiamento da mídia golpista, não investiu em uma comunicação democrática, não mobilizou o povo. Assim, a derrota foi inevitável.
Ao completar 3 anos de vida, o nosso Jornal Brasil Popular lamenta a falta de prioridade das forças progressistas em relação à comunicação, mas se compromete a seguir lutando para que esta dificuldade seja superada, bem como se compromete a fazer um jornalismo visando a defender o Brasil das garras do capital estrangeiro, pela recuperação dos direitos trabalhistas perdidos e a promover a união do povo brasileiro para reconstruir uma democracia plena, com justiça social.

________________________
Nota de Roda-pé.
O Jornal Brasil Popular aceita doações financeiras.
  • Banco do Brasil.
    Ag. 2901-7
    CC 41129-9

    ou
  • BRB
    Ag. 105
    CC 105-031566-6

CNPJ 23147573/0001-48


Nenhum comentário: