Caros leitores e leitoras.

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Semanário Brasília Capital sofre ataque de hackers

O portal do semanário Brasília Capital foi alvo de ataques de hackers no dia 9 de janeiro e só conseguiu voltar à normalidade dezesseis dias depois. No ar desde março de 2010, aumenta a audiência a cada mês. Em junho de 2016 foi modernizada a plataforma e passou-se a contar com  conteúdos exclusivamente para o veículo virtual, fortalecendo o trabalho em redes sociais. 
Em setembro de 2017 toda a equipe de redação foi treinada para que os textos, legendas e imagens ficassem melhor posicionados organicamente nos sites de buscas, como o Google. Isto aumentou consideravelmente o número de visitas e fez crescer o olho dos invejosos.
As reportagens ficaram cada vez mais “quentes”, exclusivas e, certamente, dolorosas para alguns. Esta agressividade editorial é vista pelos responsáveis da publicação como a potencial razão para que o semanário seja alvo de hackers. 


Leia também:



Retrospectiva

No dia 5 de fevereiro de 2018 foi dado um alerta do Jetpack (software utilizado para monitorar o site) de que o portal havia caído (saído do ar) por sobrecarga. Desconfiando de um ataque DDos, foi instalado imediatamente no servidor um software de segurança, e o site voltou a funcionar normalmente.
No dia 9, outro alerta de integridade, desta vez, envolvendo a entrevista com o Professor João Carlos Teatini, sobre queda do viaduto do Eixão Sul. O texto foi alterado externamente. Nova varredura com antivírus e alguns testes de funcionamento: nada foi encontrado.
No dia 10 de fevereiro (sábado de Carnaval) a equipe foi alertada novamente de que o site estava com Erros 403. Isso acontece quando um software instalado bloqueia um usuário por segurança. Reiniciamos o servidor e nada voltou ao normal porque alguns arquivos estavam corrompidos (destruídos). Na tentativa de resgatar os arquivos, foi feita a restauração do site para o dia anterior, o que chamamos de Snapshot Restore. Sem sucesso.
Depois de mais de um dia fora do ar e o servidor ainda com problemas, tomou-se a decisão de mudar de servidor e restaurar o backup que tínhamos localmente para evitar que o site ficasse por mais tempo offline. Por este motivo o site ficou com o layout e notícias de anos atrás. Como o banco de dados é muito grande, demorou alguns dias até a página inicial voltar ao normal.

Somente no dia 21 de fevereiro, dezesseis dias após o primeiro ataque, tudo voltou ao normal e 90% dos dados publicados durante todos esses anos estão intactos.

Nenhum comentário: