Caros leitores e leitoras.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Análise das mídias: imprensa ignora o desmatamento na Amazônia, em janeiro

Desde o início de 2015, janeiro de 2016 apresentou a cobertura sobre o desmatamento na Amazônia menos expressiva.

Do Mídia e Amazônia

De 2015. janeiro de 2016 foi o mês que registrou o menor número de notícias sobre o desmatamento na Amazônia. 
Além disso, a menção aos dados de monitoramento do desmatamento na Amazônia atingiu o menor nível desde o início de 2015, aparecendo em apenas um texto.
O monitoramento de 44 jornais diários e quatro revistas semanais realizado pelo Mídia e Amazônia registrou que somente 18 matérias no mês, sendo que o tema não ocupou mais que uma ou duas linhas na maioria delas.
Nesse universo, as mudanças climáticas seguiram a tendência do ano passado e foram o tema principal em quase um terço dos textos, relacionando o desmatamento ao aquecimento global. 
E, numa inversão de tendência, o poder público perdeu o posto de ator mais consultado e as universidades e seus pesquisadores ganharam espaço em janeiro, marcando presença em quase metade das matérias analisadas.
As causas e soluções para o desmatamento estiveram presentes em pouco mais de um quarto do noticiário com dimensão média, o equivalente a duas matérias. Já os impactos chegaram à marca de 42,9%, um percentual expressivo, mas que em números absolutos representa apenas três casos.
Temas relacionados ao desenvolvimento continuaram negligenciados pela imprensa, e o desenvolvimento sustentável foi abordado em apenas uma matéria durante todo o mês de janeiro. 

Nenhum comentário: