Caros leitores e leitoras.

domingo, 2 de dezembro de 2012

Lançamentos de 3 livros de Comunicação movimentam Brasília nesta segunda, 3/12


Por Thais de Mendonça 
Três livros e uma revista, todos da área de jornalismo, são lançados ao mesmo tempo no restaurante Carpe Diem (104 Sul), num mega-evento envolvendo mais de duas dezenas de autores. Será no dia 3 de dezembro próximo, a partir das 19 horas.

Os livros são: Jornalismo e Sociedade: Teorias e Metodologias Narrativas Midiáticas, ambos da editora Insular; O jornal – da forma ao sentido, relançado pela editora UnB, em 3ª edição ampliada. A revista científica internacional Sobre Jornalismo / About Journalisme / Sur le Journalisme é uma publicação conjunta Brasil/ França/ Canadá. Todos os lançamentos envolvem professores da Universidade de Brasília.

Abaixo, a resenha de cada obra:

Jornalismo e Sociedade: Teorias e Metodologias. Editora Insular.

Com a coordenação dos professores e pesquisadores Fábio Pereira, Dione Moura e Zélia Adghirni, o livro é formado por artigos dos professores da linha de pesquisa Jornalismo e Sociedade, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UnB. Esta linha de pesquisa tem como objeto o jornalismo enquanto campo teórico e prático e seus desdobramentos em torno de uma Teoria da Notícia. Os autores refletem sobre os fundamentos epistemológicos dos estudos de jornalismo; o estudo da identidade e das práticas profissionais; as relações entre a configuração tecnológica, econômico e política da sociedade contemporânea e o modo como isso se relaciona ao processo de produção do noticiário; e as relações entre linguagem e poder no jornalismo. 

Narrativas Midiáticas. Editora Insular.

Tendo como organizadores Célia Ladeira Mota,  Luiz Gonzaga Motta e Maria Jandyra Cunha, Narrativas Midiáticas tem como foco a pesquisa de narrativas nos mais variados objetos da Comunicação Social: jornalismo, literatura, filmes, documentários, telejornalismo, fotografia. Algumas questões são centrais às pesquisas: de que maneira as narrativas tecem os fios e constroem os sentidos para as histórias que contamos? Participam do livro 15 autores, organizados em três partes: Narrativas do Real; Fronteiras: Jornalismo e Literatura; e Narrativas da Imagem. Estudar as narrativas ajuda na compreensão de como os seres humanos criam representações e apresentações do mundo.

O Jornal – da forma ao sentido. Editora UnB

Defende a importância epistemológica da forma jornal nos estudos da comunicação, da semiótica e da informação noticiosa. O relançamento este ano apresenta a mais volumosa das três obras: O jornal – da forma ao sentido. Se nas duas primeiras edições o livro cobria um largo espectro de formas por meio das quais atua o jornalismo, nesta terceira edição pretendeu-se ir mais além, aplicando a capacidade geradora e acolhedora do jornal ao universo virtual da internet. Os autores Maurice Mouillaud e Sergio Dayrell Porto (este, o organizador da obra) providenciaram seis novos capítulos para o livro, agregando o tema Jornalismo digital, um novo acontecimento.
Revista científica internacional Sobre Jornalismo / About Journalisme / Sur le Journalisme 

Durante o evento no Carpe Diem também será lançada a primeira edição impressa da revista científica internacional Sobre Jornalismo / About Journalisme / Sur le Journalisme (www.surlejournalisme.com/rev), coordenada pelos professores Florence Le Cam (Université libre de Bruxelles, Bélgica), Denis Ruellan (Université de Rennes 1, França), Fábio Henrique Pereira (Universidade de Brasília) e François Demers (Université Laval, Canadá). O primeiro número de Sobre Jornalismo trata do tema ‘A entrevista de pesquisa com jornalistas’. Os 10 textos que compõem o dossiê buscam discutir, a partir de uma perspectiva internacional e multidisciplinar, em que medida os jornalistas conhecem e dominam a técnica da entrevista.

Serviço
Evento: lançamento e noite de autógrafos

Livros: e revista Sobre Jornalismo / About Journalisme / Sur le Journalisme.

Local: Restaurante Carpe Diem – 104 Sul

Horário e data: 3 de dezembro de 2012, segunda-feira, 19 h.      

Nenhum comentário: